expresso.ptexpresso.pt - 12 jun 07:07

Incêndios: Estado ainda não conta com 17 aeronaves

Incêndios: Estado ainda não conta com 17 aeronaves

Desde o último fim de semana, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) tem à sua disposição 40 aeronaves

A época de incêndios já começou, mas 17 aeronaves de combate aos fogos, que fazem parte do contingente contratado pela Força Aérea para este ano, ainda não levantaram voo. Segundo o “Público” esta quarta-feira, correm ainda em tribunal duas contestações de empresas - a Babcock e a Agro-Montiar - ao concurso internacional de aluguer de aeronaves.

As duas empresas contestaram a atribuição de quatro lotes de meios a outras empresas (Helibravo, CCB e HeliPortugal). Em causa estão 15 helicópteros (12 médios e três pesados para substituírem os Kamov do Estado que continuam parados) e dois aviões médios.

Estes processos estão a correr em tribunal e recentemente passaram de Lisboa para Viseu, uma vez que o tribunal administrativo da capital recusou pronunciar-se por razões territoriais, nota o matutino.

Desde o último fim de semana, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem à sua disposição 40 aeronaves.

1
1