blitz.ptblitz.pt - 12 jun 09:00

Roubaram 18 horas de música aos Radiohead e pediram-lhes um resgate. Mas não correu bem

Roubaram 18 horas de música aos Radiohead e pediram-lhes um resgate. Mas não correu bem

Os Radiohead tiveram resposta à altura

Os Radiohead disponibilizaram 18 horas de música gravada durante as sessões do álbum "OK Computer", de 1997, depois de as gravações terem surgido na net, à sua revelia.

Segundo o guitarrista Jonny Greenwood, a banda britânica decidiu publicar estas gravações como reação a uma tentativa de extorsão. "Alguém roubou o MiniDisc do Thom [Yorke], e exigiu 150 mil dólares [132 mil euros] de resgate, caso contrário colocava as gravações na internet", explicou.

"Em vez de nos queixarmos - muito - ou ignorarmos, decidimos lançar todas as 18 horas de gravações no Bandcamp, [que estarão disponíveis] ao longo dos próximos 18 dias". Estas gravações podem ser adquiridas pelos fãs pelo preço de 18 libras (20 euros), com os lucros a reverterem para a Extinction Rebellion, um movimento ecologista.

"Por 18 libras, podem concluir se deveríamos ou não ter pago o resgate", continuou Greenwood. Estas gravações, garantiu, não foram feitas para consumo público. "Algumas foram disponibilizadas na reedição em cassete do 'OK Computer'. São só colateralmente interessantes. E muito, muito longas", rematou.

Ouça aqui as gravações:

1
1