pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 12 jun 15:00

Google traz o modo escuro para sua app Android, veja as mudanças!

Google traz o modo escuro para sua app Android, veja as mudanças!

A Google está já a implementar o modo escuro na sua aplicação ou app de pesquisa para smartphones e dispositivos móveis Android. Agora já pode ver as mudanças a chegar à app principal da Google.

Há uma tendência crescente no mundo mobile, a adoção do modo escuro ou dark mode para os nossos smartphones e dispositivos móveis. Agora, temos mais uma app para Android a adotar este novo esquema de cores, a aplicação nativa da pesquisa Google. Em seguida, temos já vários exemplos das novidades.

É a app de pesquisa Google, presente, por exemplo, no ecrã principal dos smartphones Android.

Com o intuito de mitigar a fadiga ocular, bem como reduzir o gasto energético dos ecrãs OLED, a Google está já a distribuir esta versão. Ainda assim, cumpre salientar que é uma distribuição gradual e faseada, pelo que poderá não chegar de imediato a todos os utilizadores Android.

O modo escuro chegou à app Google

No entanto, as novidades estão a chegar ao Discover, à Pesquisa Google, bem como as definições da própria app da tecnológica norte-americana. Mais ainda, a primeira distribuição pode não funcionar perfeitamente com todas as interfaces das fabricantes Android, tal como salienta o portal XDA Developers.

Tal como podemos ver nas imagens partilhadas em seguida, é uma nova abordagem e um novo look para uma app crucial. Aliás, é uma aplicação que está instalada em virtualmente todos os smartphones Android em circulação, pelo que o seu impacto será deveras significativo. Veja-se a galeria:

Vemos, portanto, um look similar ao já implementado no Chrome, bem como no Drive, Keep, Fotos, entre outros. Todos eles apresentam um gradiente de cinza, com alguns destaques em azul. No entanto, em alguns ecrãs, sobretudo quando temos um menu pop-up, há uma tez de preto mais profundo.

Já a ser distribuído para os smartphones Android

Ainda que não seja um preto perfeito, tal como este é apresentado pelos ecrãs OLED, é um “cobertor” cinza. Do mesmo modo que outras aplicações o implementaram, temos aqui um aspeto mais discreto na versão 10.4.3.21 na app Google. É esta a distribuição que trará o modo escuro aos smartphones Android.

Ainda de acordo com o portal supracitado, algumas das mudanças estão a ser implementadas do lado do servidor. Isto é, não terá que se preocupar com a atualização da app via Play Store, pelo menos em alguns casos. De qualquer forma, será agora uma questão de tempo até que o modo escuro chegue a Portugal.

Infelizmente, na versão supracitada da app, alguns dos elementos continuam brancos. Isto é, mesmo com a aplicação do modo escuro, alguns cartões continuarão a ser apresentados em tons claros. Acreditamos, contudo, que estivo seja gradualmente corrigido pela Google com atualizações futuras.

Mesmo assim, não podemos deixar de salientar a incoerência nesta distribuição. Aliás, estando a app configurada para o modo escuro em smartphones Android, temos uma “explosão” de branco em alguns ecrãs. Algo que, escusado será dizer, não é de todo uma experiência agradável.

Por fim, caso queira juntar-se à comunidade beta e testar a versão de testes, pode fazê-lo através desta ligação.

O Windows 10 também tem um dark mode, aprenda a ativá-lo

1
1