observador.ptobservador.pt - 24 mai. 21:38

Em breve, será o Digit a levar-lhe o correio ou a pizza

Em breve, será o Digit a levar-lhe o correio ou a pizza

Diariamente, há milhares de encomendas a serem distribuídas e, muito em breve, serão veículos autónomos a assegurar o serviço. Mas será o Digit a entregar-lhe em mão a encomenda. Ou a pizza.

O truque no mundo dos negócios é antecipar o futuro, pelo que não faltam as empresas que se dedicam a imaginar como se processará a entrega de encomendas de amanhã. Daquilo que compramos online à camisola tricotada que a avó nos envia a cada aniversário, passando pela pizza, a maioria está de acordo com um princípio básico: serão os veículos autónomos a proporcionar esse serviço. Ainda assim, falta decidir quem assegurará o transporte naqueles últimos metros, que separam a carrinha de distribuição, obviamente sem condutor, da porta de casa, seja ela de uma vivenda ou de um apartamento no 10.º andar.

A questão parece extemporânea. Mas, lá está: é fundamental antecipar necessidades futuras. Por isso, a Agility Robotics e a Ford deram as mãos para encontrar uma solução. E assim nasceu o Digit, um robot com formas de humanóide, capaz de se deslocar em qualquer tipo de superfície, seja ela plana ou inclinada, além de subir e descer escadas.

Construído com materiais leves, o Digit é capaz de carregar nos seus “braços” até 18 kg, estando apto a transportar a encomenda até à porta do cliente e eventualmente tocar à campainha. Uma vez terminada a operação, o Digit regressa à carrinha e, como está concebido para se poder dobrar sobre si próprio, consegue instalar-se em local próprio, ocupando um mínimo de espaço. Isto permite inclusivamente que existam vários Digit em cada carrinha de distribuição.

O robot é sempre gerido pelo processador do veículo, dispondo de um LiDAR e duas câmaras para se deslocar até à porta do cliente e regressar. Caso encontre alguma dificuldade, o Digit recorrerá ao “cérebro” com inteligência artificial do veículo para ultrapassar o problema. Se lhe parece um pouco ficção científica, é porque muito provavelmente é…

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
NewsItem [
pubDate=2019-05-24 22:38:56.0
, url=https://observador.pt/2019/05/24/em-breve-sera-o-digit-a-levar-lhe-o-correio-ou-a-pizza/
, host=observador.pt
, wordCount=306
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_24_679051698_em-breve-sera-o-digit-a-levar-lhe-o-correio-ou-a-pizza
, topics=[condução autónoma, auto, atualidade, marcas, ford]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]