www.publico.ptpublico.pt - 24 mai. 16:11

Assange é acusado de 17 novos crimes e arrisca décadas de cadeia

Assange é acusado de 17 novos crimes e arrisca décadas de cadeia

Defesa do fundador do site Wikileaks afirma que as novas acusações demonstram “a gravidade da ameaça” que o processo representa para jornalistas.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira que há 17 novas acusações contra o fundador do site de denúncias WikiLeaks, Julian Assange. O australiano é acusado de ter revelado ilegalmente os nomes de fontes anónimas e de ter conspirado com a ex-analista do Exército Chelsea Manning para obter ilicitamente milhares de documentos militares e diplomáticos secretos, incluindo sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão.

Assange enfrenta agora um total de 18 acusações. Caso seja julgado e condenado pela justiça norte-americana, arrisca passar as próximas décadas na prisão.

Barry Pollack, advogado de Assange nos EUA, considera que “estas acusações sem precedentes demostram a gravidade que o processo contra Julian Assange representa para todos os jornalistas no seu esforço para informar o público sobre as acções do governo dos Estados Unidos”.

O Departamento de Justiça, por seu turno, considera que Assange não só auxiliou e encorajou Manning a obter documentos de forma ilícita como colocou em risco a vida de inúmeras pessoas — entre afegãos, iraquianos, jornalistas, líderes religiosos, dissidentes políticos e activistas pelos direitos humanos — ao tornar públicas as suas identidades.

O australiano foi detido a 11 de Abril em Londres, onde se encontrava refugiado desde 2012 na Embaixada do Equador, tentando escapar à possibilidade de ser extraditado para a Suécia, onde era procurado por suspeitas de crimes sexuais. Encontra-se actualmente detido num estabelecimento prisional do Reino Unido por violação dos termos de liberdade condicional que lhe tinham sido decretados em 2012. Londres já recebeu entretanto um pedido de extradição para os EUA, onde é agora acusado de um total de 18 crimes.

NewsItem [
pubDate=2019-05-24 17:11:08.0
, url=https://www.publico.pt/2019/05/24/mundo/noticia/julian-assange-acusado-17-crimes-resultar-decadas-prisao-1874016
, host=www.publico.pt
, wordCount=266
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_24_417902891_assange-e-acusado-de-17-novos-crimes-e-arrisca-decadas-de-cadeia
, topics=[eua]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]