tek.sapo.pttek.sapo.pt - 24 mai. 17:47

Google utiliza inteligência artificial para detetar cancro do pulmão

Google utiliza inteligência artificial para detetar cancro do pulmão

A Google desenvolveu uma ferramenta, com base em inteligência artificial, que espera tornar a deteção do cancro do pulmão mais precisa e acessível.Para o rastreio do cancro do ...

A Google desenvolveu uma ferramenta, com base em inteligência artificial, que espera que possa vir a tornar a deteção do cancro do pulmão mais exata e acessível.

Atualmente, para rastrear o cancro do pulmão, os radiologistas visualizam centenas de imagens de uma única tomografia. Com este novo modelo de inteligência artificial, a Google consegue, além de uma fazer uma análise geral da nocividade do cancro de pulmão, identificar tecidos malignos ou nódulos pulmonares que muitas vezes são difíceis de visualizar. A inteligência artificial também tem em consideração exames anteriores, o que pode ajudar a revelar a taxa de crescimento do tecido suspeito.

Para testar o modelo, a Google examinou 45.856 tomografias computadorizadas do tórax, comparando os resultados obtidos com os de seis radiologistas certificados. Nestes estudos, a inteligência artificial da Google detetou mais 5% de casos do que os radiologistas, ao mesmo tempo que reduziu a taxa de falsos positivos em mais de 11%.

O cancro do pulmão é o mais letal de todos, sendo responsável por mais de 1,7 milhões de mortes por ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é a sexta causa de morte mais comum no mundo. A sua taxa de sobrevivência é uma das piores entre todos os cancros, em grande parte porque na esmagadora maioria dos casos só é detetado numa fase mais avançada.

O novo modelo vai precisar de mais testes e de investigação clínica adicional antes de poder ser implantado, mas a Google considera os resultados iniciais encorajadores e espera que esta ferramenta possa vir a contribuir para uma deteção mais precoce e acessível do cancro do pulmão.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-05-24 18:47:29.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/google-utiliza-inteligencia-artificial-para-detetar-cancro-do-pulmao
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=283
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_24_392579916_google-utiliza-inteligencia-artificial-para-detetar-cancro-do-pulmao
, topics=[tecnologia, notícias, computadores]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]