pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 24 mai. 15:00

Instagram: a rede social rende-se finalmente ao vídeo horizontal no IGTV

Instagram: a rede social rende-se finalmente ao vídeo horizontal no IGTV

A rede social Instagram deu hoje a saber que os vídeos para a sua plataforma IGTV podem ser transmitidos na vertical e agora também na horizontal nesta prometida rival para o YouTube da Google.

Prometia ser um rival à altura do YouTube da Google. No entanto, a tração gerada pelo IGTV acabou por não ser impactante. Ainda assim, a rede social Instagram conta já com alguns criadores dedicados a este seu formato que até agora só suportava vídeo na vertical a partir dos dispositivos móveis.

Hoje (24), a empresa deu a saber que está já a ser implementado o suporte para vídeo na horizontal.

A plataforma de vídeos desta rede social já suporta vídeos com orientação horizontal também conhecido com modo panorâmico. Ainda que tal possa parecer frívolo, trata-se de uma grande mudança neste formato que nasceu para popularizar e capitalizar com os vídeos na vertical. No entanto, a adesão ao formato foi morna.

O IGTV queria rivalizar com o YouTube da Google

A rede social acreditava que conseguiria popularizar os vídeos na vertical, sendo o contraponto ao YouTube da Google. Para tal, estimularam os utilizadores do Instagram a pegar nos respetivos smartphones e começar a gravar e transmitir em direito, mas sempre na vertical com o intuito de criar uma nova tendência.

Aliás, o IGTV sempre se distanciou do YouTube da Google. Não queria que esta plataforma fosse meramente utilizada para republicar conteúdo já presente na rival. Para tal, a solução encontrada foi simples, no Instagram TV só seriam suportados vídeos na vertical para que os criadores tivessem que produzir conteúdo original.

Ouvimos as sugestões dos criadores que pretendiam carregar vídeos no formato panorâmico para o IGTV. De igual modo, ouvimos os pedidos dos utilizadores que se deparavam com vídeos na horizontal, dentro do IGTV, mas queriam usufruir destes num formato mais natural. Agora já está a ser implementado o suporte para vídeos panorâmicos, avança o Instagram.

A plataforma de vídeo da rede social Instagram

Tendo sido apresentada em 2016, a IGTV nasceu com objetivos ambiciosos. Queria ser um novo YouTube, tirando proveito da crescente popularidade da rede social. No entanto, a plataforma foi praticamente esquecida e nunca teve sequer uma fração do sucesso e adesão comparável ao formato Stories do Instagram.

De acordo com os dados da Sensor Tower, a aplicação IGTV tem cerca de 4,2 milhões de instalações. Já se olharmos para a aplicação do Instagram na Play Store (Android), as instalações ultrapassam os mil milhões e claro, não estamos sequer a ter em consideração as instalações em dispositivos iOS.

Entretanto, vemos a rede social a colocar pequenos trechos de vídeos do IGTV nas Stories. Aliás, até mesmo no Discover para tentar divulgar o formato. Ainda assim, longe vão os tempos em que tudo era simples nesta rede focada (então) apenas nas fotografias. Agora temos de tudo um pouco, até mesmo vídeo.

Poderá esta alteração trazer novo fôlego ao IGTV?

Homepage: Instagram
Preço: Gratuito

NewsItem [
pubDate=2019-05-24 16:00:32.0
, url=https://pplware.sapo.pt/informacao/instagram-a-rede-social-rende-se-finalmente-ao-video-horizontal-no-igtv/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=447
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_24_27590989_instagram-a-rede-social-rende-se-finalmente-ao-video-horizontal-no-igtv
, topics=[igtv, tecnologia, notícias, redes sociais, instagram]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]