www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 24 mai. 13:07

EDP e Galp vão ter de continuar a pagar contribuição em Espanha

EDP e Galp vão ter de continuar a pagar contribuição em Espanha

As empresas de energia perderam a batalha judicial contra o pagamento para o fundo estatal de eficiência energética que soma 200 milhões de euros. A EDP e a Galp contribuem com cerca de 14 milhões.

A batalha judicial travada entre as empresas de energia contra o Estado espanhol chegou ao fim. E não foi favorável para as energéticas. O Tribunal Supremo de Espanha decidiu que as empresas do setor vão ter de continuar a pagar uma contribuição para o fundo estatal de eficiência energética que, por ano, arrecada cerca de 200 milhões de euros.

De acordo com o Cinco Dias, a decisão publicada na semana passada defende que, ao contrário do que as energéticas alegavam, esta contribuição limita-se a aplicar as disposições previstas nas diretivas comunitárias de 2012 sobre eficiência energética. Esta decisão responde aos recursos interpostos em 2015 pela Repsol e Disa. Mas, segundo o jornal espanhol, deverá ser seguida nos vários processos que estão em curso contra o pagamento desta contribuição.

O fundo foi implementado em 2014 e desde então foi contestado por várias empresas, entre as quais a Endesa, Naturgy, Cepsa, Iberdrola, BP e Galp.

Agora, com esta decisão, quer a Galp quer a EDP, que também marca presença em Espanha, vão ter de pagar a contribuição que, nos seus casos, ronda os 9 milhões e 5 milhões de euros, respetivamente.

No total, a contribuição é paga por cerca de 500 empresas e soma 200 milhões de euros.

NewsItem [
pubDate=2019-05-24 14:07:57.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/edp-e-galp-vao-ter-de-continuar-a-pagar-contribuicao-em-espanha
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=202
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_24_2088926442_edp-e-galp-vao-ter-de-continuar-a-pagar-contribuicao-em-espanha
, topics=[edp, galp energia, energia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]