www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 24 mai. 17:33

Fundação "La Caixa" apoia projetos portugueses com 20 milhões de euros

Fundação "La Caixa" apoia projetos portugueses com 20 milhões de euros

A verba destina-se a apoiar projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

O anúncio foi feito hoje em Carcavelos durante o lançamento da Iniciativa para a Equidade Social que junta a Fundação La Caixa, o banco BPI e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE), a faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nova de Lisboa.

A iniciativa envolve vários projetos, como fazer um levantamento do setor social em Portugal ou um retrato socioeconómico das famílias portuguesas, dando destaque às situações de privação e exclusão, mas também de acesso às repostas sociais, avançou à Lusa o gabinete de imprensa da fundação.

A Iniciativa para a Equidade Social vem complementar a intervenção da Fundação que inclui ainda cinco prémios para apoiar projetos de instituições de solidariedade social no valor de 3,75 milhões de euros.

“Esta é uma das parcerias mais relevantes e ambiciosas que a Fundação La Caixa estabeleceu em Portugal desde a sua chegada ao país há pouco mais de um ano. Em conjunto com a Nova SBE, queremos colocar o conhecimento e a inovação ao serviço dos portugueses e especialmente das pessoas mais vulneráveis”, explicou o presidente da Fundação Bancária La Caixa, Isidro Fainé, num comunicado divulgado hoje.

Daniel Traça, da Nova SBE, sublinhou, citado no comunicado, o facto de a parceria poder “ajudar a mapear a situação social de Portugal e a capacitar as organizações que diariamente se esforçam para a melhorar”.

O presidente honorário do BPI e curador da Fundação La Caixa, Artur Santos Silva diz, citado no comunicado, que a Iniciativa para a Equidade Social “vai permitir potenciar as complementaridades entre os Prémios BPI “la Caixa”, as entidades por estes apoiados, e os projetos que hoje se lançam no âmbito desta iniciativa, trazendo mais valor para o nosso país”.

A Fundação La Caixa iniciou a sua ação em Portugal em 2018, ano em que investiu 12 milhões de euros em vários projetos.

Através do programa Incorpora, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, conseguiu oferecer 450 postos de trabalho, segundo a informação divulgada pela fundação.

O programa Humaniza, criado a pensar nas pessoas com doenças avançadas, atendeu perto de 1.500 pacientes e 1.700 familiares, além de terem sido apoiados outros 77 projetos de entidades sociais com 2,25 milhões de euros.

A Fundação atribuiu também 4,6 milhões de euros a oito projetos de excelência em investigação em biomedicina e saúde, acrescenta o comunicado.

NewsItem [
pubDate=2019-05-24 18:33:43.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/banca/fundacao-la-caixa-apoia-projetos-portugueses-com-20-milhoes-de-euros/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=377
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_24_1858459273_fundacao-la-caixa-apoia-projetos-portugueses-com-20-milhoes-de-euros
, topics=[economia, solidariedade]
, sections=[economia]
, score=0.000000]