www.publico.ptpublico.pt - 24 mai. 18:03

Explosão em rua pedonal de Lyon faz pelo menos oito feridos

Explosão em rua pedonal de Lyon faz pelo menos oito feridos

A explosão ocorreu na esquina entre a Rua Victor Hugo e a Rua Sala, no centro da cidade de Lyon.

Uma explosão de origem desconhecida numa rua pedonal do centro da cidade de Lyon, no leste de França, fez esta sexta-feira pelo menos oito feridos, noticiou a agência AFP. 

A explosão ocorreu numa esquina entre a rua Victor Hugo e a rua Sala, no centro da cidade, por volta das 17h30 locais (16h30 em Lisboa). Segundo meios de comunicação locais, o incidente aconteceu à porta de uma pastelaria, perto da praça Bellecour, e já terá sido montado um perímetro de segurança em todo o quarteirão. 

De acordo com as informações avançadas com o Le Monde, as autoridades procuram um suspeito que pode ter sido responsável por depositar o Também as autoridades privilegiam a hipótese de um pacote armadilhado, com base em testemunhos.

PÚBLICO - Foto REUTERS

Pouco depois da explosão, o presidente Emamnuel Macron tinha agendado uma entrevista sobre as eleições europeias que foi transmitida em directo no YouTube. Antes de a entrevista começar, porém, o presidente francês pediu desculpa pelo atraso, dizendo que tinha havido “um ataque” em Lyon, acrescentando que não havia registo de vítimas mortais.

“Cheguei atrasado alguns minutos porque houve um ataque a Lyon, como todos já devem saber. Não me cabe a mim dizer o que se passou, mas nesta altura posso adiantar que não houve mortos, apenas feridos. Deixo aqui a minha solidariedade para com eles e para com as suas famílias”, disse o presidente na entrevista.

Segundo a conta da polícia local no Twitter, a estação de metro Ampère Victor Hugo, a mais próxima do local da explosão, está temporariamente encerrada. A mesma entidade informa que o resto das linhas estão a funcionar dentro da normalidade e aconselha a população a manter-se afastada do local e a não interferir com os trabalhos em curso. 

O prefeito Denis Broliquier, citado pelo jornal Le Figaro, afirmou que entre os feridos está uma menina de oito anos. “Estamos mais tranquilos uma vez que não há feridos graves, mas temos uma certa: foi um dispositivo explosivo”, garantiu. Broliquier​ disse ainda que o suspeito poderá ter sido filmado por câmara de videovigilância.

Para o terreno foram também mobilizados vários meios de socorro, incluindo bombeiros, bem como brigadas policiais e equipas de emergência médica. Foram também brigadas de antiterrorismo.

A notícia foi inicialmente confirmada pela autarquia da região Auvergne-Rhône-Alpes e de Rhône através da sua conta de Twitter.

NewsItem [
pubDate=2019-05-24 19:03:26.0
, url=https://www.publico.pt/2019/05/24/mundo/noticia/explosao-rua-pedonal-lyon-leste-franca-faz-sete-feridos-1874060
, host=www.publico.pt
, wordCount=383
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_24_1653713798_explosao-em-rua-pedonal-de-lyon-faz-sete-feridos
, topics=[frança]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]