exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 24 mai. 16:31

Governo vai manter Multibanco gratuito, garante ministro das Finanças

Governo vai manter Multibanco gratuito, garante ministro das Finanças

«No que depender do Governo, vai continuar gratuita para os portugueses», garantiu o ministro das Finanças durante uma palestra realizada esta sexta-feira

Mário Centeno, ministro das Finanças, não está disposto a dar seguimento aos apelos de vários banqueiros que recentemente defenderam a cobrança de taxas na rede de caixas automáticas Multibanco.

«Se, por um lado, os bancos devem prestar serviços de qualidade, com comissões acessíveis a quem não acompanha a era digital, por outro lado, a rede de caixas automáticas, no que depender do Governo, vai continuar gratuita para os portugueses», garantiu o ministro das Finanças durante o Fórum Financeiro Outlook 2019 "Portugal - De aqui para onde?", que se realizou esta sexta-feira em Lisboa.

Desde 2010 que a legislação nacional impede a cobrança de taxas pelo levantamento de dinheiro e pagamento de serviços nas caixas de Multibanco, bem como de transações efetuadas com os terminais automáticos usados nas diferentes lojas. As taxas passaram a ficar interditas, com a promulgação do decreto-lei 3/2010.

Além de considerações sobre os mínimos históricos dos juros cobrados à dívida do Estado Português, Centeno aproveitou a palestra para enunciar alguns considerandos sobre a digitalização da banca: «A digitalização da economia está em curso e muito já foi feito, com clientes cada vez mais informados e com novos hábitos de consumo. Sabemos que a inovação tecnológica no setor traz também riscos. Todas as oportunidades trazem riscos. A regulação e a supervisão são essenciais para minimizar os riscos de segurança e privacidade», defendeu Mário Centeno, citado pela Agência Lusa.

NewsItem [
pubDate=2019-05-24 17:31:12.0
, url=http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2019-05-24-Governo-vai-manter-Multibanco-gratuito-garante-ministro-das-Financas
, host=exameinformatica.sapo.pt
, wordCount=228
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_24_157233317_governo-vai-manter-multibanco-gratuito-garante-ministro-das-financas
, topics=[tecnologia, mercados]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]