www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 24 mai. 19:47

Salmão com salicórnia vence prémio Ecotrophelia

Salmão com salicórnia vence prémio Ecotrophelia

Equipa do Instituto Superior de Agronomia vai representar Portugal em concurso europeu agroalimentar

Uma equipa de estudantes do Instituto Superior de Agronomia (ISA) do ISCAP foi a vencedora do prémio Ecotrophelia Portugal 2019 com a criação do Salmar, uma conserva de salmão em escabeche com salicórnia. O prémio foi atribuído esta semana numa cerimónia que decorreu na Alfândega do Porto.

A equipa vencedora irá representar Portugal no concurso Ecotrophelia Europe, onde participam 16 países, nos próximos dias 6 e 7 de outubro, na Alemanha, no âmbito da feira internacional Anuga, de alimentos e bebidas.

Além dessa conquista, a equipa do Salmar foi premiada com um cheque de dois mil euros e outro de sete mil euros em serviços de consultoria para fazer crescer o projeto, outro de 3500 euros para consultoria de comunicação, e ainda 2500 euros para internacionalização e mil euros para a Propriedade Intelectual.

O segundo lugar foi atribuído a outra equipa do ISA, com dois elementos da FC-UPorto, por terem criado a Delichí, uma bolacha salgada com farinha de tempeh de chícharo, cebola e ervas. Além do prémio pecuniário de mil euros também venceu a distinção Born from Knowledge, atribuída pela Agência Nacional de Inovação.

Na terceira posição ficou o InstaTwice, uma reinvenção das sobremesas tradicionais de aletria e arroz doce. Arrecadou 500 euros.

Para a 3.ª edição do Ecotrophelia Portugal, iniciativa dinamizada pela Portugal Foods, concorreram 11 instituições de ensino superior e resultou na criação de 20 produtos, dos quais 10 chegaram à final. O objetivo foi desafiar estudantes a desenvolverem produtos alimentares inovadores e sustentáveis para o setor agroalimentar.

NewsItem [
pubDate=2019-05-24 20:47:57.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/outras/salmao-com-salicornia-vence-premio-ecotrophelia/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=246
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_24_1358600265_salmao-com-salicornia-vence-premio-ecotrophelia
, topics=[agroalimentar, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]