www.jornaldenegocios.ptFrancisco Seixas da Costa - 23 mai. 18:39

A Europa depois de domingo

A Europa depois de domingo

O Parlamento Europeu que sair destas eleições dar-nos-á melhor a medida da Europa que se afastou da ideia europeia. E vai permitir avaliar em que grau as forças de sinal contrário serão capazes de nele encontrar um denominador comum para se oporem ao projeto integrador.

A integração europeia foi, desde o início, uma aventura que combinou objetivos práticos com ideias generosas. Consolidar a paz e a democracia e, ao mesmo tempo, promover o bem-estar e a prosperidade de um número crescente de habitantes do Continente eram finalidades que apontavam para um saudável modelo de sociedade transnacional. Até à queda do Muro de Berlim, os sucessivos alargamentos, uns mais do que outros, foram mudando a natureza daquilo que unira os "seis" fundadores, mas o essencial continuava preservado. A Europa ia sendo capaz de viver com as suas diferenças e idiossincrasias nacionais, talvez porque o grau de aprofundamento das suas políticas, à época, ainda não testava ao limite as suas soberanias.

Se a Guerra Fria havia funcionado como um cimento inicial do projeto europeu, as decorrências do seu termo vieram a consagrar um tempo em que este passou a ter perante si desafios de inédita dimensão. Se isso acontecer, em termos que também afetem a capacidade futura da Comissão e do Conselho, então o caso muda de figura.

Embaixador

NewsItem [
pubDate=2019-05-23 19:39:29.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/francisco-seixas-da-costa/detalhe/a-europa-depois-de-domingo
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=170
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_23_1562430378_a-europa-depois-de-domingo
, topics=[francisco seixas da costa, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]