tek.sapo.pttek.sapo.pt - 22 mai. 15:51

Sistema operativo da Huawei deverá estar pronto ainda este ano

Sistema operativo da Huawei deverá estar pronto ainda este ano

A empresa está a trabalhar numa alternativa ao Android há alguns anos.

Richard Yu, CEO da Huawei, terá confirmado, numa conversa privada, no WeChat, que a empresa estaria prestes a lançar o seu próprio sistema operativo para aparelhos móveis. A empresa ainda não revelou qualquer informação referente a este plano publicamente, mas fontes anónimas indicam que o OS será lançado no próximo outono. A notícia foi avançada por um portal chinês e reproduzida por vários órgãos de comunicaç��o internacionais.

Tendo em conta os últimos desenvolvimentos, que colocam a tecnológica chinesa em cheque por conta de restrições comerciais impostas pelos EUA, a notícia não surpreende. Note que a Google decidiu anunciar a suspensão dos serviços que presta à Huawei, onde se inclui o próprio Android. Na prática, isto significa que a empresa poderá ver-se privada da utilização do sistema.

Trump proibe telecoms de usar equipamento estrangeiro com Huawei na mira Ver artigo

Há muito que se fala do facto de a Huawei estar a desenvolver o seu próprio sistema operativo. Neste caso, a decisão pode mesmo compensar o afastamento da comunidade Android.

Não se sabe se o OS vai ser baseado no Android Open Source Project, que é um programa para o qual a empresa não perderá o acesso. Importa sublinhar, contudo, que o software não é um dos pontos fortes da marca, pelo que será necessário algum conhecimento externo para alinhar arestas e fazer com que o sistema operativo corresponde a algumas das exigências dos consumidores, especialmente se tivermos em conta o padrão de qualidade a que a indústria os habituou.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-05-22 16:51:05.0
, url=https://tek.sapo.pt/mobile/android/artigos/sistema-operativo-da-huawei-devera-estar-pronto-ainda-este-ano
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=265
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_22_856956670_sistema-operativo-da-huawei-devera-estar-pronto-ainda-este-ano
, topics=[tecnologia, android, mobile]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]