www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 22 mai. 16:58

Huawei: Governo atento ao modelo alemão. “Boa solução”

Huawei: Governo atento ao modelo alemão. “Boa solução”

Governo considera que o modelo alemão poderá ser um exemplo a ser adoptado a nível europeu para lidar com casos envolvendo segurança de redes

O Governo está atento ao tema da segurança das redes 5G e olha com interesse para o modelo proposto pela Alemanha para endereçar casos como o da Huawei. Uma “boa solução”.

“Estamos atentos ao exemplo alemão”, disse Alberto Souto Miranda, secretário de Estado adjunto e das Comunicações, à margem da demonstração da primeira ligação de 5G em roaming, realizada pela Vodafone Portugal e Vodafone Espanha, entre Valença e Tui. “Estou à espera que me chegue a versão traduzida, acho que a Comissão também vai seguir o exemplo alemão”, continua.

“É uma abordagem virtuosa que em vez de banir uma empresa em si mesma, adota um regulamento de segurança em que qualquer empresa tem de passar por esse crivo, uma forma isenta de não entrar nestas guerras”, diz Alberto Souto Miranda.

Bruxelas deu até ao final de junho para que os Estados membros se pronunciassem sobre a segurança das redes 5G depois das acusações dos Estados Unidos à Huawei, de que a empresa chinesa representava um risco de segurança para o país. A situação tem vindo a escalar e esta semana, a administração Trump colocou a empresa numa lista negra que impede empresas norte-americanas de trabalhar com a Huawei.

“Uma recomendação europeia que encontre defesas próprias e obrigue todos os produtos a passar por esse crivo do ponto de vista governo português é uma boa solução”, frisa. “Portugal deve alinhar pelas melhores práticas europeias.”

NewsItem [
pubDate=2019-05-22 17:58:36.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/empresas/huawei-governo-atento-ao-modelo-alemao-boa-solucao/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=229
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_22_594600149_huawei-governo-atento-ao-modelo-alemao-boa-solucao
, topics=[telecomunicações, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]