expresso.ptexpresso.pt - 22 mai. 20:02

Personalização, automação, conectividade e eletrificação. As questões-chave das cidades inteligentes

Personalização, automação, conectividade e eletrificação. As questões-chave das cidades inteligentes

Berndt Heinrichs, vice-presidente da Bosch e um dos principais oradores do “Portugal Smart Cities Summit 2019” - 11 conferências que decorrem até amanhã, dia 23 - é o último dos cinco artigos (de opinião e mini-entrevistas) que temos vindo a publicar sobre os desafios e o futuro das cidade inteligentes. Berndt fala na primeira pessoa sobre a experiência no ciclo de debates, que acontece desde dia 21, deixa dicas e aponta as questões-chave que devem marcar a agenda

Assistir e participar na conferência sobre cidades inteligentes em Portugal tem sido uma grande experiência, onde estamos em contato com dezenas de municípios de Portugal e a discutir a necessidade de inovar. A necessidade da Bosch em mudar e se transformar digitalmente é semelhante à dos municípios. Ambas as partes concordaram com isso. A competição por clientes/consumidores é tão difícil nas cidades como é na mobilidade. Os novos concorrentes (cidades, fabricantes de equipamento original (OEMs), fabricantes, escolas) estão por todo o lado.

Na minha apresentação, comecei por focar os pré-requisitos chave para evitar ruturas:

*Ter uma mente aberta!

* Deixar de lado os velhos hábitos!

* Ser hiperconsciente!

Depois expliquei que a transformação digital não é apenas focada externamente e precisa começar internamente e no lado cultural. A transformação interna e a mudança cultural são provavelmente ainda mais exigentes que o foco externo.

O fundamental para um interveniente na mobilidade, como a Bosch, é deixar de ser um participante de componentes de primeira linha para se tornar um facilitador para a mobilidade de serviços através de conhecimentos que vão além do veículo.

O mundo da mobilidade pode ser descrito por quatro diferentes temas-chave: personalização, automação, conectividade e eletrificação. Acreditamos veemente que nenhuma das opções acima irá acontecer sem as outras. Existe, hoje em dia, uma enorme tendência para a Mobilidade Partilhada.

Para todos nós, em todas as indústrias, há uma maneira comum de abordar as questões: fazê-lo em conjunto com os outros e co-inovar com parceiros influentes para vender.

NewsItem [
pubDate=2019-05-22 21:02:05.0
, url=https://expresso.pt/economia/2019-05-22-Personalizacao-automacao-conectividade-e-eletrificacao.-As-questoes-chave-das-cidades-inteligentes
, host=expresso.pt
, wordCount=242
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_22_268526826_personalizacao-automacao-conectividade-e-eletrificacao-as-questoes-chave-das-cidades-inteligentes
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]