www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 22 mai. 15:59

ACAP: Portugueses são discriminados nos impostos sobre os automóveis

ACAP: Portugueses são discriminados nos impostos sobre os automóveis

A ACAP diz esperar que o novo mandato no Parlamento Europeu permita que se avance para a harmonização fiscal sobre o setor automóvel na UE. Neste momento, os consumidores portugueses são discriminados, refere Helder Pedro.
O secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) espera que com um novo mandato no Parlamento Europeu a harmonização fiscal sobre o setor automóvel na União Europeia possa tornar-se uma realidade. Ao Negócios, Helder Pedro sublinha que "Portugal é dos países que mais tributa os automóveis e isso leva a que os consumidores portugueses sejam discriminados face aos de outros países".

A decisão do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) condenando a Autoridade Tributária (AT) a devolver a um contribuinte parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado na importação de um automóvel usado "poderá não trazer grandes alterações", diz Helder Pedro, que ressalva "não conhecer a sentença em concreto" noticiada esta quarta-feira pelo Negócios.

O responsável assinala que tem havido um longo historial de contenciosos sobre questões de tributação automóvel e que para haver uma mudança efetiva terá de se avançar para uma harmonização na fiscalidade entre os Estados-membros.

A ACAP, sublinha, defende há muitos anos esta posição. "Devíamos ter níveis de fiscalidade idênticos ou numa banda limitada nos diversos Estados-membros".

Estas diferenças na fiscalidade levam a que os consumidores portugueses possam optar por importar um veículo usado em vez de comprarem um automóvel novo porque o preço é vantajoso. "E isso contribui para o envelhecimento do parque automóvel nacional, que já é dos mais envelhecidos da Europa", frisa.

Nesse sentido, para Helder Pedro, uma "harmonização fiscal iria beneficiar o setor automóvel português".
NewsItem [
pubDate=2019-05-22 16:59:27.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/acap-portugueses-sao-discriminados-nos-impostos-sobre-os-automoveis
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=226
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_22_2105074647_acap-portugueses-sao-discriminados-nos-impostos-sobre-os-automoveis
, topics=[helder pedro, imposto sobre veículos, centro de arbitragem administrativa, harmonização, automóvel, usados, acap, isv, importados, autoridade tributária]
, sections=[economia]
, score=0.000000]