expresso.ptexpresso.pt - 21 mai. 11:11

Grupo armado fechou válvulas de abastecimento de água em Trípoli. Dois dias depois fornecimento foi restabelecido

Grupo armado fechou válvulas de abastecimento de água em Trípoli. Dois dias depois fornecimento foi restabelecido

Um grupo armado cortou o fornecimento de água à capital líbia, no sábado. Dois dias depois, a água voltou a correr nas torneiras de Trípoli

O fornecimento de água a 2,5 milhões de residentes de Trípoli, na Líbia, foi restabelecido dois dias depois de ter sido cortado por elementos de um grupo armado, indicaram fontes oficiais líbias esta terça-feira.

A ONU tinha já apelado ao restabelecimento do fornecimento de água para evitar uma crise humanitária na capital líbia, considerando este ato como um possível crime de guerra.

No sábado, um grupo armado invadiu a principal estação de distribuição de água da capital da Líbia e fechou as válvulas que abastecem Tripoli e outras cidades do noroeste, afetando potencialmente cerca de dois milhões de pessoas, informou a ONU.

Em alguns distritos de Tripoli já se sentia a baixa pressão da água e previa-se que o "impacto total" pudesse sentir-se dentro de dois dias, a menos que as válvulas fossem reabertas, advertiu na segunda-feira o porta-voz da ONU.

Stephane Dujarric expressou "profunda preocupação" com o corte de água relatado.

A Líbia tem sido v��tima do caos e da guerra civil desde que, em 2011, a comunidade internacional contribuiu militarmente para a vitória dos diferentes grupos rebeldes sobre a ditadura de Muammar Khadafi (entre 1969 e 2011).

Os combates opõem as forças do Governo de Acordo Nacional, reconhecido pela comunidade internacional, ao Exército Nacional Líbio proclamado pelo marechal Haftar, homem forte do leste líbio que quer ocupar a capital do país.

Haftar ordenou, em 4 de abril, a conquista de Tripoli, onde se encontrava na altura o secretário-geral da ONU, António Guterres, no âmbito de uma visita ao país.

NewsItem [
pubDate=2019-05-21 12:11:27.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2019-05-21-Grupo-armado-fechou-valvulas-de-abastecimento-de-agua-em-Tripoli.-Dois-dias-depois-fornecimento-foi-restabelecido
, host=expresso.pt
, wordCount=244
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_21_618933537_grupo-armado-fechou-valvulas-de-abastecimento-de-agua-em-tripoli-dois-dias-depois-fornecimento-foi-restabelecido
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]