www.publico.ptpublico.pt - 21 mai. 13:49

João Ferreira recebe apoio de 150 bolseiros e docentes e pede estabilidade para a investigação

João Ferreira recebe apoio de 150 bolseiros e docentes e pede estabilidade para a investigação

Eurodeputados da CDU questionaram o comissário Carlos Moedas sobre a execução do programa-quadro de investigação mas ainda não tiveram resposta.

Era suposto ser um pequeno-almoço, mas em cima da mesa estiveram apenas os problemas dos bolseiros e investigadores - como João Ferreira já foi e a número dois da lista da CDU ainda é. Os candidatos da coligação de esquerda foram nesta terça-feira de manhã ao bar da reitoria da Universidade de Lisboa receber um documento de apoio subscrito por 150 investigadores e docentes das universidades e outras instituições do ensino superior de norte a sul.

E foram também prometer que vão cumprir a responsabilidade de exigir, no Parlamento Europeu, melhores condições para a ciência e a investigação no ensino superior em Portugal.

João Ferreira afirmou que não tem sido cumprida a carta dos direitos dos investigadores e apontou a necessidade de os programas europeus, quando financiam projectos de investigação nos diferentes países, exigirem o “cumprimento de regras mínimas das condições de trabalho dos investigadores”, de forma a que estes tenham o mínimo de estabilidade.

O eurodeputado afirmou que o programa-quadro de investigação que esteve sob a tutela do comissário português Carlos Moedas até contou com um reforço financeiro, mas lamentou que Portugal seja também aqui um “contribuinte líquido”. Por cada euro que deu, o país recebeu 80 cêntimos.

Por isso, os eurodeputados portugueses questionaram Carlos Moedas sobre a execução do programa mas ainda não obtiveram resposta.

NewsItem [
pubDate=2019-05-21 14:49:54.0
, url=https://www.publico.pt/2019/05/21/politica/noticia/joao-ferreira-recebe-apoio-150-bolseiros-docentes-pede-estabilidade-investigacao-1873517
, host=www.publico.pt
, wordCount=214
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_21_148127392_joao-ferreira-recebe-apoio-de-150-bolseiros-e-docentes-e-pede-estabilidade-para-a-investigacao
, topics=[europeias 2019]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]