visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 21 mai. 16:28

Viagens “escandalosas” na Organização Mundial de Saúde

Viagens “escandalosas” na Organização Mundial de Saúde

Nova investigação mostra que a polémica dos gastos excessivos com viagens continua a minar a credibilidade da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) gastou cerca de 172 milhões de euros em despesas com viagens em 2018, com os funcionários a desrespeitarem regras internas sobre deslocações, indicam documentos divulgados, nesta segunda-feira, pela agência Associated Press.

Os documentos revelam que funcionários desta agência da ONU violaram as regras internas ao viajarem em classe executiva, com reservas de bilhetes caros de última hora, e ao se deslocarem sem as aprovações necessárias.

Os gastos denotam uma quebra de 4% em relação a 2017, mas, nessa data, a OMS comprometeu-se a conter os abusos relacionados, após uma investigação da mesma agência noticiosa norte-americana. Os documentos relativos a 2018 revelam ainda que os auditores da OMS descobriram que alguns funcionários deturpavam descaradamente as razões para as viagens.

Esta incapacidade de conter os abusos pode afastar potenciais doadores e parceiros, numa altura em que a OMS inicia a sua reunião anual de uma semana em Genebra, procurando maior apoio para combater um surto devastador de ébola no Congo e outras doenças mortais, incluindo poliomielite, malária e sarampo.

ASSINE AQUI E GANHE UM SACO. Ao assinar está a apoiar o jornalismo independente e de qualidade – essencial para a defesa dos valores democráticos em Portugal
NewsItem [
pubDate=2019-05-21 17:28:40.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2019-05-21-Viagens-escandalosas-na-Organizacao-Mundial-de-Saude
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=196
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_21_1353300279_viagens-escandalosas-na-organizacao-mundial-de-saude
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]