expresso.ptexpresso.pt - 21 mai. 11:16

Presidente da RDC nomeia primeiro-ministro como parte do acordo político com Kabila

Presidente da RDC nomeia primeiro-ministro como parte do acordo político com Kabila

Sylvestre Ilunga Ilukamba deverá ser o elo de ligação entre os dois Presidentes: o cessante, Joseph Kabila, e o atual, Félix Tshisekedi, proclamado vencedor das controversas eleições de dezembro. Ilukamba irá agora formar um Governo onde os apoiantes do ex-Presidente serão maioritários, pedindo em seguida uma moção de confiança à Assembleia Nacional

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, nomeou um primeiro-ministro esta segunda-feira, quatro meses depois de ter tomado posse. Sylvestre Ilunga Ilukamba “estará à frente do novo Governo, cuja estrutura está a ser desenvolvida”, revelou a presidência no Twitter.

Ver Twitter

Em declarações à imprensa, registadas pela France 24, Ilukamba agradeceu ao atual chefe de Estado e ao seu antecessor, Joseph Kabila, que o propôs como primeiro-ministro, assegurando-lhe “a sua confiança”. “Considero a minha nomeação uma responsabilidade pesada neste momento crucial da história do nosso país”, acrescentou.

Atualmente diretor-geral da Sociedade Nacional dos Caminhos de Ferro, Ilukamba foi designado no âmbito do acordo político entre Tshisekedi e Kabila, revelou o porta-voz presidencial. O veterano da política, que começou a sua carreira na época do ditador Mobutu Sese Seko, deverá ser o elo de ligação entre os dois Presidentes, o cessante e o atual, proclamado vencedor das controversas eleições de dezembro do ano passado.

Kabila mantém vários instrumentos de poder, a começar por uma grande maioria no Parlamento. Ilukamba deverá agora formar um Governo onde os apoiantes do ex-Presidente serão maioritários, pedindo em seguida uma moção de confiança à Assembleia Nacional.

O atual primeiro-ministro da RDC, Bruno Tshibala, anunciou, na segunda-feira, que tinha apresentado a demissão ao Presidente Tshisekedi, abrindo caminho para a nomeação do seu sucessor.

NewsItem [
pubDate=2019-05-21 12:16:54.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2019-05-21-Presidente-da-RDC-nomeia-primeiro-ministro-como-parte-do-acordo-politico-com-Kabila
, host=expresso.pt
, wordCount=215
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_21_102639279_presidente-da-rdc-nomeia-primeiro-ministro-como-parte-do-acordo-politico-com-kabila
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]