desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 21 mai. 19:17

'Corja, bandidos, mafiosos, gentalha' vale multa de 34 mil euros ao Benfica

'Corja, bandidos, mafiosos, gentalha' vale multa de 34 mil euros ao Benfica

Comentários de jornalista da BTV foram proferidos durante o encontro com o FC Porto da Allianz Cup....

O Conselho de Disciplina (CD) da FPF multou o Benfica em 34,430 mil euros pelos comentários de um jornalista da BTV durante a narração do encontro entre águias e dragões nas meias-finais da Allianz Cup, esta temporada. Valdemar Duarte apelidou o FC Porto de 'corja, bandidos, mafiosos, gentalha'.

Segundo a edição online do jornal Record, o CD entendeu que o Benfica devia ser responsabilizado por esta situação pelo facto de que a BTV ser o canal do clube e ainda porque a expressão foi proferida por Valdemar Duarte num relato e não num espaço de opinião.

No relato, e numa referência ao facto do encontro estar a iniciar-se com atraso, Valdemar Duarte disse que "a corja do FC Porto" entrou cinco minutos depois da equipa do Benfica estar em campo. Já no decorrer do encontro, o narrador apelidou de "bandidos" Felipe, Pepe e Alex Telles e disse que "chamar cão a Luís Gonçalves é ofender a raça canina".

Na altura, a queixa foi apresentada pelo FC Porto e por Luís Gonçalves, diretor desportivo dos dragões. O Sindicato dos Jornalistas e o Conselho Deontológico condenaram estas palavras.

Alguns dias depois, Valdemar Duarte veio a público pedir desculpa pelas suas palavras e garantir que a situação não se voltaria a repetir.

Oiça alguns excertos dos comentários de Valdemar Duarte, na BTV.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email. Notificações SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-05-21 20:17:59.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/corja-bandidos-mafiosos-gentalha-vale-multa-de-34-mil-euros-ao-benfica
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=244
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_21_1008273729_-corja-bandidos-mafiosos-gentalha-vale-multa-de-34-mil-euros-ao-benfica
, topics=[/futebol/primeira-liga/, desporto, futebol, primeira-liga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]