observador.ptRodrigo Queiroz e Melo - 21 mai. 00:23

Vamos a tempo de travar o PREC (Processo de Elitização em Curso)?

Vamos a tempo de travar o PREC (Processo de Elitização em Curso)?

O atual sistema prejudica fortemente e condiciona a mobilidade socioeconómica. A maior das ironias é que tenha sido a atual solução governativa a causadora de tamanha desigualdade.

Portugal universalizou a educação. Após um esforço inicial de universalizar o ensino primário, o Estado determinou – e bem – que as crianças e jovens teriam que estudar obrigatoriamente mais anos, e que a qualidade da oferta educativa teria que aumentar. Para tanto, o Estado construiu escolas, formou e contratou professores, mas também, consciente da exigência desta missão, criou diversas formas de envolver o Ensino Particular e Cooperativo neste desígnio nacional de garantir mais e melhor educação, para todos. Tarefa, diga-se, a que as escolas particulares aderiram e, durante muitos anos, sob diversas formas contratuais, contribuíram para que milhões de crianças e jovens tivessem acesso a uma escola e a uma educação de qualidade.

A elitização do ensino particular está em curso e é pena que assim seja. Vamos a tempo de suturar esta ferida que se abriu na sociedade portuguesa? Vamos a tempo de inverter a criação de escolas para ricos e de escolas para pobres? A rutura, primeiro, com os contratos de associação e agora com os contrato simples e de desenvolvimento não causa mossa ao ensino privado que, como se viu, está a crescer. É um ataque aos portugueses. Porque é que ninguém se interessa?

NewsItem [
pubDate=2019-05-21 01:23:31.0
, url=https://observador.pt/opiniao/vamos-a-tempo-de-travar-o-prec-processo-de-elitizacao-em-curso/
, host=observador.pt
, wordCount=197
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_20_1487550353_vamos-a-tempo-de-travar-o-prec-processo-de-elitizacao-em-curso-
, topics=[opinião, escolas]
, sections=[opiniao, sociedade]
, score=0.000000]