exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 17 mai 16:03

Plataforma de certidões de óbito esteve inoperacional

Plataforma de certidões de óbito esteve inoperacional

Apesar de garantir que a plataforma on-line já foi restabelecida, o Ministério da Justiça acrescenta que, no caso de inoperacionalidade, os serviços de registo podem suprir a anomalia «colhendo as declarações das partes em modo offline

A plataforma usada para registar e obter certidões de óbito esteve operacional durante esta semana. O alerta chegou à Exame Informática por fonte anónima e bem colocada na Administração Pública que deu conta de que o sistema esteve inoperacional durante dois dias. O Ministério da Justiça e o Instituto de Gestão Financeira, e Equipamentos da Justiça garantem que a plataforma apenas terá sofrido «uma intermitência do serviço», durante um período inferior a duas horas. Atualmente, a plataforma já está a funcionar dentro da normalidade, informa o Ministério da Justiça quando questionado pela Exame Informática.

Segundo o Ministério da Justiça, as falhas na plataforma de certidões de óbito apenas inviabilizaram «a criação de registos e averbamentos».

Apesar de garantir que a plataforma on-line já foi restabelecida, o Ministério da Justiça acrescenta que, no caso de inoperacionalidade, «os serviços de registo podem suprir a anomalia referente à criação de registos, colhendo as declarações das partes em modo offline».

1
1