www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 17 mai 14:49

Inspetores do Estado fazem greve a 30 de maio

Inspetores do Estado fazem greve a 30 de maio

Em causa o processo de revisão da carreira, que de acordo com os sindicatos elimina as promoções e pode travar as progressões.
Os inspetores do Estado vão fazer uma greve em 30 de maio, em protesto contra o decreto-lei do Governo que "revê e extingue" o atual regime das carreiras de inspeção, anunciou esta sexta-feira, 17 de maio, a FESAP.

A proposta do Governo representa "um retrocesso" e constitui "uma clara desvalorização das carreiras face ao atual regime", disse José Abraão, dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), durante uma conferência de imprensa, em Lisboa.

A greve, convocada pela FESAP e pela Federação Nacional de Inspetores do Estado (FNIE), visa também permitir a concentração de dirigentes, delegados e ativistas sindicais em frente à Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, onde vai ser entregue um documento com a posição final das organizações sindicais que compõem as duas federações face ao diploma governamental.

A greve abrange os inspetores do Instituto da Segurança Social, do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), da Autoridade para as Condições do Trabalho, de jogos e casinos, da ASAE, da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, do Instituto dos Mercados Público, do Imobiliário e da Construção e dos fundos comunitário.

O pré-aviso abrange todos os funcionários das carreiras de inspecções externas, segundo precisou ao Negócios José Abraão, da Fesap.
1
1