www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 17 mai 19:05

Governo cria grupo de trabalho para substituição dos cabos submarinos

Governo cria grupo de trabalho para substituição dos cabos submarinos

O anel CAM, formado por 3 ligações em triângulo, está a 3/4 da sua vida técnica máxima (25 anos)

O Governo criou um grupo de trabalho para analisar a substituição dos cabos submarinos que ligam Portugal Continental às ilhas da Madeira e Açores. O grupo tem até ao fim do ano para propor uma “configuração técnica e financeira mais adequada” para a substituição destas infraestruturas que atingem a sua vida útil em 2024-2025.

As comunicações eletrónicas entre o Continente e as regiões autónomas são atualmente asseguradas por um sistema de cabos submarinos, denominado anel CAM, formado por 3 ligações em triângulo, sistema que está a 3/4 da sua vida técnica máxima (25 anos) sendo necessário acautelar atempadamente a sua substituição.

O processo está previsto no Orçamento do Estado para 2019, embora sem verbas atribuídas, e “poderá contar com apoio comunitário”, refere o ministério das Infraestruturas em comunicado.

Além de servir para facilitar as telecomunicações, pede-se que o modelo de negócio e de financiamento pondere a sua utilização para “suporte de tráfego associado a projetos científicos, assim como para a deteção sísmica”.

O grupo deverá ainda “propor uma calendarização para a renovação do sistema de cabos”, entre outros aspectos.

O relatório será elaborado por representantes de três ministérios (Finanças, Planeamento e Infraestruturas e Habitação), dos dois governos regionais e da Anacom, que preside o grupo de trabalho.

1
1