pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 17 mai 20:00

WhatsApp, Instagram e Facebook voltaram a tremer, agora no Brasil

WhatsApp, Instagram e Facebook voltaram a tremer, agora no Brasil

O WhatsApp, Instagram e Facebook voltaram a falhar, desta vez com particular incidência na América do Sul e mais ainda no Brasil. A falha sentiu-se nas três redes sociais.

O “império” de Mark Zuckerberg volta a tremer em toda a América Latina. Conforme avança o site Down Detector, na passada quinta-feira (16), as redes sociais WhatsApp, Facebook e Instagram estiveram em baixo. Foi uma nova falha momentânea, sentida especialmente no Brasil e nas respetivas aplicações móveis.

Já em março o mesmo grupo de serviços caiu em todo o mundo e agora voltaram os temores.

A falha foi detetada primeiramente durante o fim da tarde de ontem. Por volta das 18:00 de Brasília, começaram os relatos de que todas as três redes sociais estavam em baixo. Entretanto, as situações foram denunciadas à plataforma DownDetector que acompanha as falhas de vários serviços na internet.

WhatsApp, Instagram e Facebook com falhas

Com efeito, vimos uma falha generalizada ao longo de mais de uma hora, com algumas dificuldades a serem sentidas também ao longo da manhã. Pouco depois, a partir das 19 horas, a situação começaria a ser reposta gradualmente, voltando o acesso ao WhatsApp, Instagram e Facebook.

Em seguida podemos ver o mapa geral com a distribuição das ocorrências. Concluímos assim que foi um fenómeno quase exclusivo do Brasil, bem como mais alguns países da América Latina. Com efeito, não foram registadas queixas de maior na Europa, com escassas incidências nos Estados Unidos da América.

A falha foi confirmada pouco depois pelo grupo Facebook . Em declarações à G1, o porta-voz da empresa reconheceu a situação.

Hoje (16), mais cedo, uma questão de ligação na América Latina fez com que algumas pessoas tivessem dificuldades em aceder aos serviços do Facebook. No entanto, a situação foi rapidamente investigada e o serviço reposto. Neste momento estamos a funcionar a 100%.

Um “pequeno” susto no Brasil

O WhatsApp é a plataforma de comunicações instantâneas mais popular no Brasil e no mundo. É o método favorito para milhões de utilizadores comunicarem com a sua família e amigos, estando muitas vezes dependentes deste serviço. Algo que torna as possíveis falhas ainda mais significativas.

O Facebook caiu aí tbm?

— Gabe (@gabedalavigne) May 16, 2019

O grupo Facebook detém outras redes sociais e serviços como o Instagram e WhatsApp. É por este mesmo motivo que quando a casa-mãe passa por alguma dificuldade técnica, as demais empresas são frequentemente afetadas, sendo importante conhecer algumas alternativas.

A propósito, recordamos o caso ocorrido em março último, mais severo e com incidência global. Já numa última nota, até ao momento a rede social não justificou exatamente o que terá causado esta falha de distribuição na América do Sul.

Sentiu alguma falha nas redes sociais?
1
1