visao.sapo.ptMiguel Carvalho - 16 mai 08:07

Fundação, Família e Farsa: Os três “F´s” de Joe Berardo

Fundação, Família e Farsa: Os três “F´s” de Joe Berardo

Berardo nunca foi verdadeiramente incomodado pela Justiça: a fundação continuou oficialmente pujante e ele nunca se cansou de exibir a sua “paixão pela cultura” e a coleção de arte, sem se molhar nos pingos de chuva

Foi a 22 de setembro de 1989, há quase trinta anos, que o semanário O Jornal levantou o véu sobre a forma como o património de Joe .

Em 2005, foi mesmo condecorado Cavaleiro da Legião de Honra pelo Estado francês, numa cerimónia na embaixada da capital. “O importante nele”, esclareceu na ocasião o pintor José Guimarães, era a “grande capacidade económica para realizar coisas”. E acrescentava: “Realiza-as e não se esquece de setores da vida que é muito importante apoiar e apoiar a fundo perdido”.

Na passada semana, na Assembleia da República, “o milionário que diz sempre o que pensa”, na versão antiga do Correio da Manhã, garantiu não ter quaisquer dívidas pessoais. Se diz tudo o que faz é outra conversa, mas segundo a narrativa da sua própria lavra, até ajudou os bancos a superar várias crises, qual benemérito do sistema financeiro português, a bem da nação.

Os portugueses, mais uma vez, enganaram-se.

Ele, como sempre, saiu a rir.

ASSINE AQUI E GANHE UM SACO. Ao assinar está a apoiar o jornalismo independente e de qualidade – essencial para a defesa dos valores democráticos em Portugal
1
1