desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 14 mai 07:17

Ciclismo: Asgreen vence segunda etapa Volta à Califórnia e Van Garderen é o novo líder

Ciclismo: Asgreen vence segunda etapa Volta à Califórnia e Van Garderen é o novo líder

Numa etapa de 194,5 quilómetros, cujo percurso entre Rancho Cordova e South Lake Tahoe foi feito maioritariamente a subir, Asgreen impôs-se em 6:17.11 horas.

O dinamarquês Kasper Asgreen (Deceunink-Quick Step) venceu, esta segunda-feira, a segunda etapa da Volta ao Califórnia em bicicleta, após um duelo com norte-americano Tejay Van Garderen (Education First), novo líder da corrida.

Numa etapa de 194,5 quilómetros, cujo percurso entre Rancho Cordova e South Lake Tahoe foi feito maioritariamente a subir, Asgreen impôs-se em 6:17.11 horas, o mesmo tempo atribuído Van Garderen, que resgatou a camisola amarela ao eslovaco Peter Sagan, vencedor da primeira tirada da prova norte-americana.

Nos exigentes últimos dois quilómetros, a 2.000 metros de altitude, Asgreen destacou-se na companhia de Van Garderen, de Gianni Moscon (INEOS) e Tadej Pogacar (UAE-Emirates), e sentenciou a etapa com o seu arranque nos metros finais, deixando o italiano a quatro segundos e o esloveno a 10.

Na classificação geral, Van Garderen lidera com seis segundos de vantagem sobre Moscon, enquanto Asgreen ocupa a terceira posição, a sete. Pogacar, vencedor este ano da Volta ao Algarve, é o quarto, a 16.

As seis contagens de montanha da etapa e o desnível acumulado em subida de quase 4.500 metros tiveram efeitos no pelotão, que chegou muito fracionado, com José Gonçalves (Katusha-Alpecin) como melhor português, em 39.º, a 2.39 minutos. João Almeida (Hagens Berman Axeon) foi 46.º, a 8.07, e Rui Oliveira terminou em 60.º, a 9.11.

Na geral, José Gonçalves é agora o correr luso mais bem posicionado, ocupando o 39.º posto, a 2.42 de Van Garderen, enquanto João Almeida é o 47.º, a 8.13, e Rui Oliveira o 59.º, a 9.17.

A terceira das sete etapas da corrida, que liga Stockton a Morgan Hill ao longo de 207 quilómetros, volta a apresentar um perfil acidentado, com cinco subidas pontuáveis, incluindo uma de categoria especial (km 140,5).

Newsletter Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email. Notificações SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
3
1