www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 14 mai 07:30

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira a SAG estará a reagir ao agravamento das perdas em 2018 e a Sonaecom e a Media Capital estarão a reagir aos números do primeiro trimestre. Já a evolução das ações dos CTT deverá refletir a confirmação de João Bento para presidente da empresa. Lá fora, o grande destaque continua a estar nas tensões comerciais entre Washington e Pequim.
Tensões comerciais EUA-China retiram um bilião de dólares às bolsas

As tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China continuam a subir de tom. Na ausência de um acordo entre os dois países, as tarifas de 10% aplicadas sobre 200 mil milhões de dólares de produtos importados da China aumentaram para 25%, na sexta-feira, uma medida a que a Pequim respondeu depois dos tweets publicados pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Trump reagiu a esta retaliação e voltou a endurecer os seus ataques contra a China, avisando Pequim que não deve responder ao aumento das tarifas porque a situação "só vai piorar". As bolsas reagiram com fortes quedas que eclipsaram 1 bilião de dólares dos mercados accionistas só esta segunda-feira, fruto da fuga dos investidores para ativos considerados mais seguros.

SAG, Media Capital e Sonaecom reagem às contas

As ações da SAG estarão a reagir esta terça-feira às contas de 2018, enquanto as da Sonaecom e da Media Capital estarão a responder aos números do primeiro trimestre.

A empresa liderada por Ângelo Paupério registou lucros de 11,3 milhões de euros entre janeiro e março, um aumento de 112,8% face aos 5,3 milhões do período homólogo do ano passado. Já a Media Capital registou no primeiro trimestre um resultado líquido negativo de 1,4 milhões de euros, contra lucros de 1,9 milhões um ano antes. Quanto à SAG, agravou os prejuízos em 2018, para 177,1 milhões de euros, contra perdas de 12,7 milhões um ano antes.

CTT confirmam nomeação de João Bento para presidente

João Bento vai ser o novo presidente da comissão executiva dos CTT. O gestor vai passar a ocupar as novas funções a partir do dia 22 de maio.

A notícia foi conhecida ontem, já depois do fecho da bolsa nacional, pelo que as ações estarão a reagir esta terça-feira na praça lisboeta.

Índice de custo do trabalho em foco

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reporta esta terça-feira os dados relativos ao índice de custo do trabalho no primeiro trimestre de 2019.

No resto da Europa, destaque para os números do desemprego do Reino Unido em março, bem como para a inflação na Alemanha e em Espanha no mês de abril. Na Zona Euro teremos os dados da produção industrial em março.

Relatório da OPEP divulga estimativas para a produção e procura

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) apresenta o seu relatório mensal, com previsões para a evolução da produção e da procura desta matéria-prima.

Este documento surge num momento em que as cotações do "ouro negro" registam uma recuperação, sustentadas pelos cortes de produção implementados pelos principais produtores e pelas sanções ao Irão, bem como por ataques a petroleiros sauditas.

2
1