pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 14 mai 09:00

Gmail para Android vai usufruir da integração com o Google Tasks

Gmail para Android vai usufruir da integração com o Google Tasks

A aplicação Gmail para Android vai passar a usufruir da integração com a aplicação e serviços da Google Tasks, já a chegar aos dispositivos móveis.

A aplicação Google Tasks já existe há vários anos, mas em boa verdade é uma das menos conhecidas no vasto portfólio da empresa. Aliás, até os próprios programadores a deixaram estar no seu canto durante anos, ainda que isso esteja a mudar. Se utiliza o Gmail para Android, poderá sincronizar as suas tarefas.

É um reforço de produtividade e, sobretudo, de conveniência para os nossos dispositivos.

É um dos mais recentes esforços da empresa norte-americana para dotar o seu Gmail de mais funções, começando pela aplicação para dispositivos Android. Algo que, sobretudo após o encerramento do Inbox, era pedido pelos utilizadores. Agora, a tecnológica deu ouvidos a alguns dos pedidos do público.

A integração do Google Tasks no Gmail

A aplicação Google Tasks cumpre uma premissa similar à d Google Keep, mutatis mutandi. São duas soluções para colocarmos os nossos compromissos ou lembretes, respetivamente. Ainda assim, esta semelhança acabou por resultar numa redundância, pelo menos aos olhos dos utilizadores que dificilmente utilizarão ambas.

Ainda assim, a aplicação Google Tasks recebeu em 2018 uma profunda mudança de design. Entretanto, nunca mais recebeu novidades de maior, pelo menos até ao momento. Já a partir de agora, as suas funções podem ser utilizadas a partir da aplicação Gmail para dispositivos Android, esvaziando o propósito da Tasks.

De qualquer forma, para o utilizador isto resultará em mais funções e mais possibilidades dentro de uma só aplicação. Uma estratégia sã e que tem sido aplicada a várias outras soluções da empresa como, por exemplo, o Allo, Duo, Hangouts, Chat and Meet, bem como a Mensagens Android, entre várias outras.

A integração tem início na aplicação Gmail para Android

Seguindo assim uma profunda reforma de várias das aplicações e serviços da empresa desde o início de 2019, são os utilizadores de dispositivos Android quem poderá tirar proveito desta integração em primeiro lugar. Algo que se torna tanto aparente com as imagens divulgadas pela publicação AndroidPolice.

Com efeito, podemos ver aqui várias imagens colhidas dentro da aplicação Gmail. Aí, acedendo às definições dentro de um email, temos agora uma nova possibilidade, a “Add to Tasks”. Em seguida podemos ver exatamente como o fazer, assim que a atualização chegar a todos os dispositivos Android.

É para todos os efeitos um bom reforço de produtividade. Sobretudo quando algum email importante traz consigo a necessidade de marcar algum compromisso ou tarefa na sua agenda. Deste modo, bastará aceder às definições e “Adicionar ao Tasks”. Se não tiver a aplicação instalada, será remetido para a Play Store.

Já, por outro lado, se tiver a aplicação previamente instalada no seu dispositivo Android, a sincronização será automática. A partir daí, terá o seu compromisso agendado e poderá posteriormente aceder ao Google Tasks para um controlo mais granular. Aí poderá, por exemplo, definir alarmante ou adicionar subtarefas.

Ainda de acordo com a fonte, as novas funções já devem estar a chegar aos utilizadores Android neste momento, sendo por norma, uma distribuição gradual e faseada. Alternativamente pode instalar já o ficheiro APK com a mais recente versão do Gmail através desta ligação.

Google Tasks

Homepage: Google LLC
Preço: Gratuito

2
1