expresso.ptexpresso.pt - 14 mai 09:46

Albânia. Manifestantes lançam cocktails molotov contra polícia em “marcha de protesto contra Governo ilegítimo”

Albânia. Manifestantes lançam cocktails molotov contra polícia em “marcha de protesto contra Governo ilegítimo”

Os protestos, convocados pela oposição, intensificaram-se em fevereiro. Na génese estiveram acusações a funcionários governamentais de corrupção e de terem roubado votos nas eleições legislativas de 2017. Os EUA e deputados da UE apelam à contenção. No próximo mês, Tirana fica a saber se Bruxelas atenderá ao pedido para iniciar negociações com vista à adesão ao bloco

Manifestantes antigovernamentais na Albânia lançaram, esta segunda-feira, cocktails molotov contra a polícia de intervenção durante uma marcha pela capital do país, Tirana.

Os agentes da polícia não responderam, indica a Radio Free Europe/Radio Liberty, com base em relatos das agências de notícias France-Presse e Associated Press.

“�� uma marcha de protesto contra o Governo ilegítimo”, disse Lulzim Basha, líder do principal partido da oposição, o Partido Democrático, de centro-direita.

Um agente da polícia terá ficado ferido nos confrontos.

Eleições antecipadas e Governo de transição

Desde meados de fevereiro que a oposição tem realizado protestos, acusando funcionários governamentais de corrupção e de terem roubado votos nas eleições legislativas de 2017. Os manifestantes exigem um Governo transitório e eleições antecipadas.

Os EUA e deputados da União Europeia (UE) apelaram à calma depois de os protestos do último fim de semana se terem tornado violentos.

Uma declaração da embaixada norte-americana em Tirana instou os líderes da oposição a condenarem a violência e a garantirem que “todos os protestos futuros sejam ordeiros e pacíficos”. Os eurodeputados também pediram aos albaneses para que renunciem a “todas as formas de violência”.

Em junho, a Albânia fica a saber se a UE atenderá ao seu pedido para iniciar negociações com vista à adesão do país ao bloco comunitário.

6
1