www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 14 mai 10:08

Dia com prejuízos de 144 milhões de euros no primeiro trimestre

Dia com prejuízos de 144 milhões de euros no primeiro trimestre

Grupo espanhol de supermercados registou menos vendas em Portugal até ao final de março. Corre contra o tempo para receber injeção de capital.

No final de abril, a cadeia de supermercados Dia, que detém o Minipreço em Portugal, apontava para prejuízos entre 140 e 150 milhões de euros no primeiro trimestre. Esta terça-feira, confirmou que a empresa espanhola registou perdas de 144 milhões de euros, o que compara com as perdas de 16,2 milhões de euros registadas no mesmo período de 2018. O grupo espanhol tem até 20 de maio para receber uma injeção de 500 milhões de euros do fundo Letterone e, assim, evitar a sua liquidação.

Esta injeção deverá concretizar-se nos próximos dias, porque o fundo Letterone terá conseguido o acesso a mais de metade do capital do grupo Dia, noticia também esta terça-feira a imprensa espanhola.

A injeção de capital é crucial para que a empresa espanhola consiga refinanciar a dívida de 912 milhões de euros junto dos bancos e atirar a sua amortização para até março de 2023.

A companhia admite a sua “frágil posição” no comunicado divulgado junto do mercado espanhol. “O atual contexto de deterioração da parte superior dos resultados e a diminuição de vendas é o resultado da incerteza que rodeia a estrutura de capital é extremamente desafiante para as operações e a sustentabilidade da empresa”, refere a empresa, citada pelo jornal Cinco Dias.

As vendas da cadeia espanhol diminuíram 7,2% para 1,665 mil milhões de euros, inferior aos 1,793 mil milhões de euros registados até ao final de março de 2018.

Em Portugal, as vendas líquidas recuaram 5,6% para os 138,8 milhões de euros. O EBITDA ajustado, no entanto, registou uma queda mais significativa, de 7,6% para 2,4%, devido a custos de reestruturação. O grupo Dia tinha, no final de 2018, 223 estabelecimentos próprios e 309 franchisados com as marcas Minipreço, Mais Perto e Clarel.

5
1