pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 13 mai 23:00

Como assinar um documento com o seu Cartão de Cidadão

Como assinar um documento com o seu Cartão de Cidadão

A assinatura digital qualificada permite ao titular de um Cartão de Cidadão, assinar com a chave pessoal existente no seu Cartão de Cidadão. Qualquer entidade pode verificar a assinatura digital recorrendo ao uso do certificado digital pessoal do cidadão e a meios de verificação da validade deste certificado.

O Cartão de Cidadão é um documento de cidadania que permite ao cidadão identificar-se de forma segura. Para além de um documento de identificação físico, o Cartão de Cidadão é um documento eletrónico que possibilita a realização de várias operações sem necessidade de interação presencial.

Hoje vamos mostrar como podem usar o Cartão de Cidadão para assinar digitalmente um documento.

Para assinar um documento eletrónico com o Cartão de Cidadão, é necessário:

  • Instalar a aplicação informática – obter aqui
  • Ligar o leitor do Cartão de Cidadão ao computador.
Como assinar um documento PDF com o seu Cartão de Cidadão

Para começar devem proceder à instalação da app. A app Autenticação.Gov está disponível para os principais sistemas operativos. Depois de executada a app escolham a opção Signature.

Em seguida escolham a opção Simple.

No próximo passo arrastem para a janela o documento que pretendem assinar ou então carreguem em find para escolher um ficheiro.

Em seguida indiquem onde pretendem colocar a assinatura digital.

Para finalizar podem proceder à autenticação através do PIN do Cartão de Cidadão ou então através da chave móvel. De referir que se fizer alguma alteração ao documento, por mais pequena que seja, a assinatura é anulada e, como tal, deverá repetir todo o processo de assinatura.

Leia também…

Ainda não tem a sua Chave Móvel Digital? Saiba como pedir e usar

130
1