www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 21 abr. 18:21

Comediante Zelenskiy vence eleições presidenciais na Ucrânia

Comediante Zelenskiy vence eleições presidenciais na Ucrânia

Volodymyr Zelenskiy é o vencedor da segunda volta das eleições presidenciais, indicou a sondagem nacional à boca das urnas.

O comediante ucraniano Volodymyr Zelenskiy venceu a segunda volta das eleições presidenciais contra o atual chefe de Estado, Petro Proroshenko. E com grande margem, indicou a primeira sondagem nacional após o fecho das urnas.

Segundo a sondagem citada pela Reuters, Zelenskiy, de 41 anos, venceu com 73% dos votos e Poroshenko terá obtido 25%.

Esta vitória de Zelenskiy era já esperada, se bem que o comediante não tenha qualquer experiência política e não tenha apresentado grandes pormenores sobre as políticas que seguiria a sua presidência.

Desde a independência da Ucrânia, em 1991, todos os seus presidentes têm sido políticos experientes.

A Ucrânia, recorde-se, tem estado em conflito com a Rússia depois da anexação da Crimeia por Moscovo.

Zelenskiy, que interpreta o papel de presidente fictício numa série televisiva, comprometeu-se a manter a Ucrânia numa via pró-ocidental. Na série que protagoniza, interpreta a personagem de um honesto professor que se torna presidente do seu país por acaso, depois de um inflamado discurso sobre corrupção - com impropérios à mistura - se tornar viral.

E foi um Zelenskiy sorridente que este domingo foi votar, envergando uma t-shirt branca e blaser. "Independentemente do resultado", disse na altura, "conseguimos unir a Ucrânia e isso será uma vitória para o povo ucraniano".

Viktor Medvedchuk, o aliado mais próximo do Kremlin na Ucrânia, apresentou na semana passada meios pelos quais a Ucrânia e a Rússia poderiam vir a reforçar laços em caso de vitória de Zelenskiy, se bem que este último não tenha dado qualquer indicação de estar aberto a esta oferta, salienta a Reuters.

A popularidade de Poroshenko foi bastante abalada pelos fracos esforços no combate à corrupção e à diminuição do nível de vida.

Poroshenko já admitiu a derrota e abandonará a presidência no próximo mês, mas disse que não planeia largar a política.

O novo presidente assumirá as rédeas do país a 3 de junho.



(notícia atualizada pela última vez às 20:58)

NewsItem [
pubDate=2019-04-21 19:21:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/eleicoes/detalhe/comediante-zelenskiy-vence-eleicoes-presidenciais-na-ucrania
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=308
, contentCount=1
, socialActionCount=118
, slug=2019_04_21_1916370695_comediante-zelenskiy-vence-eleicoes-presidenciais-na-ucrania
, topics=[eleições, volodymyr zelenskiy, política]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]