www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 21 abr. 18:41

PSOE à frente nas sondagens mas acordos para governar podem ser difíceis

PSOE à frente nas sondagens mas acordos para governar podem ser difíceis

O PSOE voltará a ganhar as eleições em Espanha, mas sem maioria parlamentar, obrigando-o a acordos.

Três sondagens em Espanha apontam para um regresso do PSOE ��s vitórias, mas sem maioria suficiente para governar sozinho e os cenários não antecipam acordos fáceis. As eleições acontecem no próximo domingo, 28 de abril.

Na sondagem publicada pelo El Pais, Pedro Sánchez conseguirá 28,8% dos votos, o que lhe dará 129 deputados, ampliando a sua liderança face à sondagem anterior de há um mês. O PP, em segundo, ficará com 17,8% ou 75 lugares, o que a acontecer será o seu pior resultado de sempre.  


O PSOE conseguirá mais assentos do que populares e Ciudadanos juntos.


Mas mesmo ganhando as eleições, Sánchez terá de conseguir acordos para garantir maioria no Parlamento. E aí há que fazer muitas contas.


Com os 33 possíveis deputados do Podemos (13,2%) e três do Compromís conseguiria 165 deputados, menos que os 176 lugares necessários para uma maioria parlamentar. Teria de se entender com outros nacionalistas ou mesmo com a Ciudadanos, que nesta fase parece pouco provável, mas garantiria 178 lugares. O PSOE não tem, como noticia o El País, fechado portas a esta possibilidade, mas Albert Rivera tem recusado essa frente.  


São 350 lugares no total do Parlamento espanhol.


Também o El Mundo publicou este domingo uma sondagem em que mostra que uma coligação entre socialistas e Podemos dará entre 152 e 174 assentos. Na direita, uma ligação entre PP, com Ciudadanos, e o partido nacionalista Vox obterá, segundo esta sondagem, entre 142 e 174 deputados.

No El Mundo, o PSOE aparece também como vencedor.


A última semana da campanha poderá, assim, ser decisiva. Os líderes dos dois principais partidos – Pedro Sánchez, pelo PSOE, e Pablo Casado, pelo PP – vão defrontar-se em debates televisivos nos dias 22 e 23 de abril.

Na sondagem do El Pais, cerca de 27% dos inquiridos estavam ainda indecisos. É por isso que o papel de pequenos partidos, como os nacionalistas bascos – que poderão, segundo a sondagem do El Mundo, ter seis lugares –, pode ser decisivo.

Também no Voz de Galicia outra sondagem dá os socialistas com 137 deputados, chegando aos 170 com o Podemos.

NewsItem [
pubDate=2019-04-21 19:41:20.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao-europeia/detalhe/psoe-a-frente-nas-sondagens-mas-acordos-para-governar-podem-ser-dificeis
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=341
, contentCount=1
, socialActionCount=6
, slug=2019_04_21_1516398608_psoe-a-frente-nas-sondagens-mas-acordos-para-governar-podem-ser-dificeis
, topics=[eleições, espanha, união europeia]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]