www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 17 abr 09:10

eSIM já pode ser usado em Portugal

eSIM já pode ser usado em Portugal

No final de 2018 estava identificada uma taxa de penetração de 169% de cartões móveis, o que demonstra a necessidade de mais do que um cartão por cada utilizador.

Os principais fabricantes de smartphones começaram a adotar a tecnologia eSIM. Uma versão virtual do tradicional do cartão SIM. O eSIM basea-se num SIM card embutido no smartphone, que não permite que seja colocado qualquer chip/SIM físico como hoje o conhecemos.

A tecnologia eSIM é ainda vista como uma oportunidade incontornável para o sucesso das operadoras na implementação do 5G.

O eSIM dá às operadoras uma panóplia de possibilidades para posicionar produtos com acesso mais simples e direto para os seus clientes, contribuindo ainda para acabar com as exclusividades ou prioridades na distribuição de equipamentos entre operadoras e fabricantes.

Com um SIM card virtual, será possível mudar de operadora através do próprio smartphone, de forma ágil e simples. Por exemplo, um turista poderá chegar a um país estrangeiro e contratar um plano pré-pago sem a necessidade de se dirigir a uma loja para adquirir esse serviço. Para as pessoas que optam por ter mais que um número de telemóvel, a troca passa a ser feita sem nenhuma complexidade, bastando alterar as configurações no telefone.

Os dias do SIMs físicos estão contados com a migração para o 5G, a transformação digital e com a possibilidade dos consumidores passarem a ser totalmente livres na escolha dos operadores sem serem forçados a escolher um determinado serviço para terem mais barato o equipamento que desejem ou a comprarem um determinado equipamento porque tem a oferta de um plano mais adequado ao seu uso. Telemóveis livres e planos livres, para cada pessoa escolher livremente. Mas sejamos prudentes: todos sabemos que as operadoras não vão deixar que a nossa liberdade seja assim tão grande. Como se diz na gíria militar, com o eSIM será mais à vontade mas não à vontadinha.

A tecnologia eSIM em Portugal 

Em Portugal ainda são poucos os equipamentos com eSIM, mas para os clientes que os usam, poder ter um eSIM nada significava até agora, já que nenhum operador português disponibiliza o serviço. A NOS anunciou que passa a disponibilizar um serviço para clientes com smartphones com a tecnologia eSIM

A partir de dia 18 de abril, apenas em algumas das lojas NOS do continente, da NOS Madeira e da NOS Açores (mais informações das lojas no site da nos). 

A NOS fez ainda saber que contou com a colaboração para este projeto da IDEMIA,  empresa que tem uma larga experiência no lançamento de eSIM com operadores de referência a nível mundial.

 Por João Miguel Mesquita Tags
7
1