exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 17 abr 10:04

Drones DJI usados no combate ao incêndio em Notre Dame

Drones DJI usados no combate ao incêndio em Notre Dame

Os bombeiros de Paris usaram drones da DJI para monitorizar a progressão das chamas em Notre Dame e calcular o melhor posicionamento para as mangueiras.

A catedral de Notre Dame, em Paris, foi consumida pelas chamas na segunda-feira ao fim do dia. Os bombeiros atuaram rápido e os drones DJI Mavic Pro e Matrice M210 tiveram um papel crucial na monitorização da progressão das chamas e na decisão de onde colocar as mangueiras, de forma a um combate mais eficaz.

«Os drones ajudaram-nos a usar corretamente os meios de que dispunhamos», disse o porta-voz dos bombeiros Gabriel Plus, citado pelo The Verge. Funcionalidades como o zoom ótico ou a câmara foram úteis, mas os responsáveis da DJI dizem que, pelo que sabem, as câmaras termais do drones não foram usadas, embora pudessem ter ajudado neste caso

O The Verge explica que os drones não são permitidos geralmente nos céus de Paris, mas que as restrições foram removidas para permitir à DJI cooperar com as autoridades para este efeito. O geofencing foi retirado para permitir que os drones da empresa pudessem voar, recolher imagens e transmitir informação útil.

Os bombeiros não têm um corpo de drones ao seu dispor, pelo que contaram com a ajuda da Parisian Police Drone Unit, uma unidade de polícia especializada no uso destes aparelhos.

10
1