www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 17 abr 10:45

Somos todos parentes uns dos outros

Somos todos parentes uns dos outros

Se Ricardo Salgado e João Rendeiro apresentassem uma petição, defendendo penas mais duras para os crimes bancários, provavelmente teríamos uma semana de riso. A proposta do PS para proibir as nomeações de familiares foi subscrita por Carlos César. Boa Páscoa! - Opinião , Sábado.

Há uma piadola que corre por aí que sintetiza na perfeição o problema das leis e como estas, ao contrário do que à partida se possa pensar, não resolvem nada. Diz-se que, certo dia, e isto não vem na Bíblia, um tipo qualquer abeirou-se do profeta Moisés e perguntou: "Olha lá, isto de não cobiçar a mulher do próximo é mesmo assim?" Na sua imensa sabedoria e iluminado pelo Divino, Moisés respondeu-lhe: "Não te preocupes: uma coisa é a lei, outra é a jurisprudência."

Num tempo Pascal, vem esta parábola a propósito do Projeto -Lei 1196/XIII, que "estabelece limitações e regras de publicado suplementar a nomeações para os gabinetes de apoio aos titulares de cargos políticos". A designação é pomposa, mas tudo se resume à tentativa do PS de limpar a face no caso das nomeações de familiares para cargos no governo e afins.

Assine já a edição digital por 1€  para ler o artigo na íntegra ou encontre-o na edição em banca a 17 de abril de 2019.

Se já é assinante, leia o artigo diretamente no ePaper da SÁBADO .    

1
1