pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 17 abr 11:00

IOTransfer 3.3 - O melhor gestor para o iPhone e iPad no seu Windows

IOTransfer 3.3 - O melhor gestor para o iPhone e iPad no seu Windows

A Apple não fornece ao Windows as melhores ferramentas para gerir dispositivos como o iPhone ou o iPad. Assim, fica nas mãos de terceiros o encargo de criar opções simples e práticas para o acesso aos equipamentos via PC. Vamos conhecer o software IOTransfer?

A Apple não fornece ao Windows as melhores ferramentas para gerir dispositivos como o iPhone ou o iPad. Assim, fica nas mãos de terceiros o encargo de criar opções simples e práticas para o acesso aos equipamentos via PC. Desde há alguns anos que temos seguido o IOTransfer, já que oferece gratuitamente algumas funcionalidades e, com a versão paga, permite fazer muito mais em termos de gestão.

Como são várias as queixas e perguntas dos utilizadores iOS no Windows, voltamos a sugerir este software, agora com novidades na nova versão.

Para que serve o IOTransfer?

O IOTransfer, que vai na sua versão 3.3, é um programa para Windows ideal para quem possui um dispositivo iOS e um computador com o sistema operativo da Microsoft. Quando utilizar pela primeira vez este gestor para iPhone, perceberá que a gestão dos seus dispositivos iOS em PCs Windows pode ficar ainda mais fácil. Ficará mesmo surpreso, dada a facilidade de manipular os ficheiros que existem nestes dispositivos Apple.

Ligar o seu iPhone ou iPad ao Windows e transferir

Basicamente estamos perante um software sobejamente conhecido quer em termos de processos, quer nos resultados que irá oferecer. Isto é, o IOTransfer foi pensado com o objetivo de ser uma ótima alternativa ao iTunes da Apple, no Windows. E, em vários aspetos, já consegue bater-se frente a frente com o programa desenvolvido pela empresa de Cupertino.

Tudo começa com o ligar, por cabo, do iPhone ao computador com Windows. O cabo USB irá ligar as pontas e esperamos um segundo para o IOTransfer reconhecer o iPhone ou iPad. Desta forma, tirando partido do menu inicial, temos logo uma perspetiva do que temos dentro do nosso iPhone ou iPad.

Após ter ligado os dispositivos e partindo do princípio que foram reconhecidos, irá aparecer de imediato secção inicial da app onde são apresentados alguns dados acerca do dispositivo. Assim, será mostrada a carga da bateria, o espaço de armazenamento ainda disponível, entre outras coisas.

A partir daqui pode também fazer o backup das suas fotos, músicas, vídeos e contactos, para a pasta definida. Basta carregar em “Transferir para o PC”.

Gestão de conteúdos por categorias

No menu Gerir, iremos encontrar a forma mais simplificada de gerir os conteúdos que armazenamos dentro dos nossos dispositivos. Este espaço faz mesmo envergonhar a app nativa no macOS, o iTunes. Isto porque temos separado por tipo e em cada uma destas categorias ainda nos é mostrada informação de cada ficheiro.

Facilmente podemos ver, por exemplo, quanto agrega em dados gerados uma determinada aplicação. Muitas vezes nem sabemos que esses dados lá estão guardados e que consomem o espaço de armazenamento.

Além disso, como outra excelente vantagem, neste espaço é possível importar e exportar música, vídeos, iBooks e contactos, com um clique. Se necessário, é ainda possível verificar as aplicações instaladas no dispositivo Apple e apagar as que já não são utilizadas.

Recuperar espaço

Já que falamos no espaço ocupado no armazenamento, passamos para o menu seguinte. Com um iPhone ou iPad com pouco espaço de armazenamento, quantas vezes não será necessário remover algumas aplicações para jogar o último jogo da moda?

Para recuperar algum espaço, o IOTransfer tem uma secção que permite limpar o dispositivo e recuperar espaço precioso. Com esta funcionalidade é possível recuperar espaço, limpando a memória cache e eliminando ficheiros que podem ser descartados por já não serem utilizados pelo sistema operativo.

Inclusive para smartphones mais antigos, tal como o que usámos, necessita imenso deste tipo de funcionalidades. Gerir o espaço torna não só o equipamento mais disponível, mas também mais rápido. A organização parte desde logo por arrumar o que não precisamos.

Vídeo… aqui é fácil gerir

É uma das funcionalidades mais apreciadas pelos utilizadores do IOTransfer. Aqui, é possível fazer download de vídeos online gratuitamente, provenientes de mais de 100 websites, como por exemplo o YouTube ou o Vimeo. Assim, esta poderá ser uma ferramenta encarada também como um YouTube video downloader.

Dessa forma, depois da transferência estar concluída, é possível transferir o ficheiro diretamente para o iPhone ou iPad. Poderá então pode ser aberto com a aplicação Vídeos da Apple. Mas agora, com o IOTransfer 3, é também possível converter vídeo para formatos como MP4, MP3, AVI, entre muitos outros. Esta é mais uma ferramenta muito útil e que veio completar o leque já oferecido.

Fora da aplicação IOTransfer existe então um YouTube video downloader gratuito, para que possa ter os seus vídeos preferidos sem precisar de uma ligação à Internet.

Air-Trans: a funcionalidade que veio para ficar

Seguramente que se trata de uma das melhores funcionalidades deste software. Apareceu na versão IOTransfer 3 e tem ajudado imenso. Com esta funcionalidade, o utilizador poderá transferir fotografias, vídeo, música e outros dados entre o dispositivo iOS e o computador, de forma simples e rápida.

É uma espécie de AirDrop, mas para Windows e entre os dispositivo e a app. No fundo, esta “aplicação dentro da aplicação” permite transferir sem fios e fazer backup do conteúdo do iPhone / iPad para o computador, sem a necessidade de usar o cabo USB.

Desta forma, ao aproveitar os poderes da rede Wi-Fi, podemos transferir fotos, vídeos, músicas e ficheiros de documentos do iPhone / iPad para o PC de maneira mais flexível, sem a restrição de cabos USB.

Além da funcionalidade das transferências de ficheiros, esta opção ainda permite muito mais. Com o IOTransfer AirTrans podemos ter de forma cómoda o streaming de vídeos ou músicas. Sim, há mais, muito mais, mas agora é a vossa vez de explorar.

Novidades desta versão:
  • Versão totalmente compatível com os novos iPhone XR/XS/XS Max e iPad Pro 3
  • Melhorada a funcionalidade Air-Trans, com maior velocidade nas transferências
  • Otimizada a sincronização dos ficheiros dos dispositivos iOS, estão a descarregar mais rápido
  • Novas animações
  • Conversão de vídeo já suporta arrastar e largar
  • Novo suporte à importação e exportação de Contactos do Outlook e Google no formato CSV
  • Atualizados 16 idiomas suportados
  • Nova funcionalidade Gestor de iCloud Photos
  • Nova funcionalidade para mostrar fotos nas categorias como Selfies, Panoramas, Bursts, Screenshots, Vídeos, etc.
  • Suporte para “apagar” apps nativas do iOS
  • Novo suporte à pré-visualização de fotos HEIC, podendo ser convertidas para JPG no PC
  • Alterações na interface
  • Correções de bugs
E o preço?

Esta app pode ser usada gratuitamente durante 7 dias. Desta forma, grande parte destas funcionalidades podem ser executadas com esta versão. Depois, se for esta versão que agrega tudo o que precisa, tem disponível a versão paga.

Download IOTransfer

14
1