pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 17 abr 10:00

Google coloca as atualizações de sistema na Play Store com o Android Q

Google coloca as atualizações de sistema na Play Store com o Android Q

A novidade está a ser descoberta por alguns utilizadores da segunda versão beta do Android Q. Através da Google Play Store já estão a conseguir ver se existe alguma atualização e proceder à instalação da mesma.

A Google está à procura de uma nova implementação para as atualizações do sistema Android. Nesse sentido vimos recentemente um relato convincente, mas agora temos novos indicadores. Com efeito, estes grandes updates passarão, com o Android Q, pela loja de conteúdos bem conhecida, a Google Play Store.

Até ao momento, as atualizações de sistema estão “escondidas” dentro das Definições do seu dispositivo móvel.

Embora só possamos confirmar esta tese quando o sistema operativo for apresentado, vemos já alguns utilizadores a apontar esta novidade. Mais concretamente, através do Reddit, em duas threads, vemos o testemunho disso mesmo. Uma atualização do sistema Android, acessível via Google Play Store.

Sensibilizar via Google Play Store

Ainda que esta nova implementação não venha resolver o problema da fragmentação, poderá ser um bom começo. Assim, com o intuito de sensibilizar o utilizador para a existência de uma atualização de sistema, este poderá instalar mais facilmente as novidades. Porém, continuará dependente das fabricantes Android.

Ao passo que até agora era fácil perder ou descartar uma atualização, típico alerta de nova atualização disponível, com a Play Store a Google acredita que o utilizador terá mais chances de se deparar com o supracitado update de sistema. Como tal, poderá carregar neste (botão) de forma mais natural e prática.

Assim, contornando a necessidade de “mergulhar” nas definições, as atualizações estarão muito mais visíveis para o utilizador. Aliás, de acordo com o relato de vários utilizadores, a existência de uma atualização do sistema Android aparecerá na barra de notificações. Sim, no topo do smartphone e dentro da Play Store.

A medida pode ser implementada no Android Q

Pressionando a notificação de atualização de sistema, pelos vistos, não desencadeia nenhum comportamento no dispositivo. Porém, assim que a atualização está completa, o equipamento reinicia, e, por fim, apresenta uma mensagem de instalação concluída. Em síntese, um processo similar ao do sistema Windows 10.

A imagem acima retrata essa mesma realidade. Foi submetida por um utilizador da 2.ª versão Beta do sistema operativo Android Q na plataforma Reddit. Aí vemos, claramente, a “Google System Update”, bem como uma atualização em curso do sistema Samsung Pay, neste caso o plug-in para um wearable da marca.

Ainda assim, o ponto a reter é simples. A Google quer que o utilizador esteja mais ciente da existência de atualizações de sistema. Como tal, poderá notificá-lo, e colocar uma opção de atualização junto com as demais apps dentro da Google Play Store.

Algo que não o isentará da proficiência das fabricantes, mas que não deixa de ser um incremento bem-vindo, além de não sabermos se esta função será exclusiva dos Google Pixel, ou se tão pouco chegará à versão final do sistema Android Q.

Participe!

Passatempo 14 anos Pplware: Ganhe um Ecovacs Deebot 900

8
1