pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 17 abr 12:50

Catedral de Notre Dame de Paris será reconstruída com o apoio da Apple

Catedral de Notre Dame de Paris será reconstruída com o apoio da Apple

A Apple é uma das empresas privadas que já deram a saber que iriam contribuir com donativos para a recuperação da Catedral de Notre Dame de Paris.

O mundo ainda está a recuperar do choque perante a destruição (parcial) dos mais de 8 séculos de história assentes em pedra, cal, cobre e vidro. Agora, parte deste património da Humanidade está reduzido a cinzas, mas a Catedral de Notre Dame de Paris voltará a erguer-se. Os donativos chegam agora, também da Apple.

Chamas que grassaram durante toda a noite, antes que os bombeiros levassem a melhor, às 7:50 da manhã.

Entretanto, o compromisso com a reconstrução já foi reiterado pelo presidente francês, Emmanuel Macron mesmo antes de o incêndio estar controlado. Assim, a nação uniu-se em torno da Catedral de Notre Dame de Paris, símbolo incontornável da cidade, e do país. Enquanto isso, os prejuízos estão agora a ser avaliados.

A Apple a reconstrução da Catedral de Notre Dame de Paris

A tecnológica norte-americana junta-se assim a uma onda imediata de solidariedade transversal a fronteiras e dialetos. Ao mesmo tempo, também Parlamento Europeu se empenhou em lançar uma campanha de recolha de fundos para apoiar a reconstrução deste símbolo da identidade europeia e da arquitetura gótica.

Ainda que os seus pilares, torres e gárgulas tenham ontem clamado ao céu, cravejados pelas chamas que lhe arrancaram a cobertura, há hoje uma oportunidade de recomeçar. Aliás, esta já não foi a primeira intempérie sofrida pela “senhora” de Paris. A Apple expressa agora, pela voz de Tim Cook, o seu desejo em contribuir.

We are heartbroken for the French people and those around the world for whom Notre Dame is a symbol of hope. Relieved that everyone is safe. Apple will be donating to the rebuilding efforts to help restore Notre Dame’s precious heritage for future generations.🇫🇷

— Tim Cook (@tim_cook) April 16, 2019

Estamos de coração partido pelo povo francês e por todos aqueles em redor do mundo para quem a Catedral de Notre Dame de Paris representa um símbolo de esperança. Aliviados por toda a gente estar bem. A Apple vai doar para o esforço de reconstrução da Catedral de Notre Dame de Paris. Para o restauro do seu precioso legado para as futuras gerações.

Multiplicam-se os donativos para recuperar a História

A Apple junta-se a várias outras entidades privadas que através de vários meios querem fazer chegar a sua ajuda a esta causa. Seja com o modelo 3D que será crucial na sua reconstrução, ou o fundo monetário que em poucas horas já ultrapassou 600 milhões de euros.

Em causa não está só um monumento, mas o símbolo de uma nação e da Humanidade. Porque somos um reflexo daquilo que deixamos para as gerações vindouras, há agora uma nova causa comum.

Modelo 3D ajudará a reconstruir a Catedral de Notre Dame de Paris

27
1