www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 17 abr 09:31

Vendas de automóveis na Europa caem pelo sétimo mês consecutivo

Vendas de automóveis na Europa caem pelo sétimo mês consecutivo

No mês passado as vendas de carros na Europa caíram 3,6% para 1,77 milhões. E as previsões é que continuem a desacelerar tendo em conta o “ambiente económico mais sombrio”.

Em março, as vendas de automóveis na Europa caíram 3,6% para 1,77 milhões de unidades. Os números, citados pela Bloomberg, foram avançados pela associação europeia de produtores automóveis (European Automobile Manufacturers Association) e espelham uma queda pelo sétimo mês consecutivo.

Os desafios que a indústria está a enfrentar com os carros elétricos e autónomos estão na base da queda das vendas que foi liderada por Itália que registou um recuo de quase 10%, seguida pela Espanha.

Em Portugal, as vendas de carros acompanharam a tendência tendo recuado 10%  em março, ditando uma descida de quase 5% do mercado nos primeiros três meses do ano, de acordo com os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) este mês.

A indústria começou a ressentir-se nas vendas em setembro do ano passado com a introdução das novas regras para testes de emissões e tem sido impactada também pelas previsões económicas menos positivas. Itália, onde a economia já está a ‘encolher’, pode ressentir-se ainda mais enquanto as vendas de automóveis em Espanha estão em linha com as previsões de uma desaceleração para uma economia que tem sido resiliente até agora, detalha a Bloomberg. Já a Alemanha, o principal mercado da indústria, contornou uma recessão no final do ano passado, mas as perspetivas de recuperação permanecem sombrias.

"Uma melhoria na compra de automóveis não está no horizonte à luz do ambiente económico mais sombrio, e com o infindável debate sobre o Brexit e os riscos políticos", aponta a consultora EY num relatório.

2
1