mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 17 abr 13:39

"Liberdade para crescer": músicos portugueses e norte-americanos em concerto solidário na Casa da Música

"Liberdade para crescer": músicos portugueses e norte-americanos em concerto solidário na Casa da Música

Duas centenas de músicos portugueses e norte-americanos juntam-se no dia 25 na Casa da Música, no Porto, num concerto de coro e orquestra cuja receita reverte para ...

Denominado "Liberdade para crescer", o concerto leva à Sala Suggia 70 músicos do coro Ensemble Vocal Pro Musica, que tem "o centro de operações no Conservatório de Música do Porto", e 130 jovens, com idades entre os 15 e 18 anos, da escola americana West Windsor Plainsboro North High School, que toca pela primeira vez em Portugal, disse hoje à Lusa Pedro Gomes, responsável pela iniciativa.

Segundo o presidente da associação Vocal Pro Music, Pedro Gomes, a totalidade da receita do concerto vai reverter para a "substituição de janelas e portas na ala dos bebés" da Associação A Casa do Caminho, em Matosinhos, e para a investigação do cancro infantil, no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), onde "as bolsas de investigação vão ter o nome do concerto".

"Uma vez que somos um grupo que varia entre 80 a 100 elementos sentimos algum dever social (...). Nós podemos fazer a diferença se conseguirmos mobilizar algumas destas pessoas [do grupo do coro] para a realidade que está à nossa volta", explicou Pedro Gomes.

Continuar a ler

O presidente do coro disse que foi feita "uma auscultação interna ao grupo (...), analisaram-se várias propostas de associações e projetos com uma forte componente de valorização humana” antes de ter sido decidido atribuir a receita do evento à Casa do Caminho e ao IPATIMUP.

Pedro Gomes referiu que foi ainda decidido assegurar que "algumas crianças [de um contexto sociocultural desfavorecido], maioritariamente da zona do Porto, visitem a Casa da Música pela primeira vez", para assistir a este concerto.

Para além da "inédita parceria transatlântica", Pedro Gomes afirmou que o concerto apresenta "a interpretação de temas com um grande ecletismo, desde a música de jazz à música clássica (…), e a interpretação de a "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso, e "Acordai", de Fernando Lopes Graça.

O concerto tem o apoio institucional da "Universidade do Porto, da Câmara do Porto, da Câmara de Matosinhos e da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo", referiu o presidente do coro, acrescentando que o grupo Lions Clube Boavista participa na organização.

Esta iniciativa solidária vai decorrer na Sala Suggia da Casa da Música, pelas 19:00. Os bilhetes têm um custo de 10 euros.

Newsletter Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email. Notificações Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
48
1