expresso.ptexpresso.pt - 15 abr 11:23

Morreu Mirjana Markovic, viúva de Milosevic e “Lady Macbeth dos Balcãs”

Morreu Mirjana Markovic, viúva de Milosevic e “Lady Macbeth dos Balcãs”

Estava entre os conselheiros mais influentes do ex-Presidente da Sérvia. Dois anos depois de o marido ser preso, Markovic fugiu para a Rússia. Na Sérvia, foi acusada de abuso de poder e era suspeita de contrabando de cigarros e assassínio político. Markovic e Milosevic, ambos com infâncias atormentadas, estiveram casados durante quatro décadas

Mirjana Markovic, a viúva do ex-Presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic, morreu este domingo num hospital de Moscovo, aos 76 anos, escreve o jornal “Balkan Insight”.

Conhecida como a “Lady Macbeth dos Balcãs”, numa referência à tragédia de William Shakespeare, Markovic foi uma figura política incontornável durante o colapso da Jugoslávia nos anos 1990.

Estava entre os conselheiros mais influentes e em quem Milosevic mais confiava. Em 2003, dois anos depois de o marido ser preso, Markovic fugiu para a Rússia. Estiveram casados durante quatro décadas e eram quase inseparáveis até à extradição do antigo líder sérvio.

A “Bruxa Vermelha”

Na Sérvia, Markovic estava acusada de abuso de poder e era suspeita de contrabando de cigarros e assassínio político. Teve o seu próprio partido, a Esquerda Unida da Jugoslávia, o que lhe valeu a alcunha de “Bruxa Vermelha” entre os partidos da oposição sérvia.

Tanto Markovic como Milosevic tiveram infâncias atormentadas. A mãe de Markovic foi capturada pelos nazis em 1942 e, sob tortura, terá revelado segredos. Após a sua libertação, consta que o próprio pai terá ordenado a sua execução por traição. Ambos os pais de Milosevic cometeram suicídio.

O antigo Presidente da Sérvia morreu em 2006 enquanto estava detido no Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia. Sobre ele pendiam acusações de genocídio e outros crimes de guerra pelo papel que desempenhou na série de conflitos que decorreram, entre 1991 e 2001, no território da antiga República Socialista Federativa da Jugoslávia.

9
1