visao.sapo.ptPedro Norton - 15 abr 17:55

Famílias: a perspetiva de um beto

Famílias: a perspetiva de um beto

A “cunha” é a password, a palavra-chave, a senha mágica, para a autopreservação de uma suposta “elite”

Já muito se escreveu sobre o excesso de relações familiares no Governo. E eu sou capaz de subscrever muito do que ficou escrito. Que o facto é suscetível de criar conflitos de interesse inultrapassáveis para quem tenha o coração no sítio. Que o facto é revelador do terrível isolamento em que vivem os profissionais da política. Nessa frente pouco mais posso adiantar.

Interessa-me muito mais discorrer sobre o tema do nepotismo. Não tanto para repetir o óbvio. E o óbvio é que acabamos por ter, nos gabinetes do Governo e em boa parte da (um dia hei de escrever sobre elites e sobre o muito que gosto delas quando justamente definidas) muito pouco interessada em competir de igual para igual com o mundo lá fora. A “cunha” é a rampa inclinada, o obstáculo adicional, os metros excessivos que têm de ultrapassar todos quantos, na lotaria da vida, nasceram fora dos ridículos centros de poder e de influência de Lisboa e do Porto. E olhem que sei do que falo, logo eu que tecnicamente me qualifico para a categoria de “beto”.

E isto, meus amigos, gostem ou não da ideia, é o grande cancro social da nossa paróquia. Seguramente um cancro para a competitividade do País que impede a progressão dos mais aptos. Seguramente um cancro político que, ao negar a concretização prática do ideal liberal da igualdade de oportunidades, abre simultaneamente caminho à ideia marxista da igualdade de resultados e a todos os discursos populistas do mundo. Mas o nepotismo é sobretudo um cancro ético que nos devia envergonhar a todos.

Conforta-me, apesar de tudo, verificar que, malgrado o silêncio e a hipocrisia dos principais responsáveis políticos, algum clamor se tenha levantado na comunicação social e na sociedade. São estes sobressaltos cívicos que, na ausência de tudo o resto, nos fazem avançar e tornar mais civilizados.

ASSINE AQUI A VISÃO E RECEBA UM SACO DE OFERTA

8
1