www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 24 mar. 08:37

Chakall abre mais um restaurante e vai tornar-se cidadão português

Chakall abre mais um restaurante e vai tornar-se cidadão português

Mais de 20 anos depois de chegar a Portugal, o chefe argentino Chakall inaugurou o terceiro restaurante em Lisboa e anunciou que vai ser "tuga"

Mais de 20 anos depois de chegar a Portugal, o chefe argentino Chakall, que inaugurou esta semana o seu terceiro restaurante em Lisboa, num investimento de cerca de 350 mil euros, anunciou que se vai tornar cidadão português.

O chefe, nascido em Tigre (Buenos Aires) há 46 anos, emprega atualmente cerca de 80 trabalhadores e já investiu quase 1,5 milhões de euros nos seus negócios em Portugal, o país que “adora” e que escolheu para viver.

“Vou ser tuga, com muito amor. Adoro este país, tenho uma mulher portuguesa, uma filha portuguesa e vou fazer o exame de português no dia 27 de abril”, disse, sorridente, o chefe conhecido pelos seus emblemáticos e coloridos turbantes.

Chakall garantiu à Lusa que não vai adquirir a nacionalidade portuguesa para ter um passaporte europeu, mas sim porque já se sente “tuga” e quer continuar a valorizar os produtos portugueses a nível internacional.

“Tenho o objetivo de levar os produtos portugueses para fora, fazendo parcerias com outras marcas”, adiantou o chefe, que se associou recentemente à Fortunna para levar até à Turquia os produtos de carne desta empresa bracarense .

O chef que faz consultoria para restaurantes em São Tomé e Príncipe (Bom Bom, do grupo hoteleiro sul-africano HDB) e na China (Super Bock – Beer & Gastronomy Restaurant) vai também desenhar uma linha de facas para a empresa japonesa Kai.

Chakall gere atualmente a Cozinha Divina, empresa de ‘catering’ e eventos, fundada em 2011, o El Bulo Social Club, que abriu em fevereiro de 2016, o Refeitório Senhor Abel e o Heterónimo BAAR, em Marvila (Lisboa), desde 2017, e abriu no mesmo ano o Areal Beach Bistrot, na praia da Areia Branca (Lourinhã) onde dá prioridade à valorização dos produtos horticolas e frutas do Oeste.

O novo restaurante, L’Origine, no Parque das Nações é vocacionado para a gastronomia italiana, tal como o anterior Refeitorio Senhor Abel, mas oferece opções mais saudáveis como a ‘pizza’ sem glúten, adiantou.

Em 2018, os espaços “by Chakall” e a organização de eventos faturaram aproximadamente 1,9 milhões de euros.

A partir do segundo semestre, o chefe vai lançar-se num novo desafio, pela primeira vez fora da restauração.

“Vou fazer um alojamento totalmente ecológico no litoral alentejano”, contou Chakall, sem querer revelar mais pormenores sobre o projeto turístico.

NewsItem [
pubDate=2019-03-24 09:37:41.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/empresas/chakall-abre-mais-um-restaurante-e-vai-tornar-se-cidadao-portugues/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=369
, contentCount=1
, socialActionCount=2
, slug=2019_03_24_694440029_chakall-abre-mais-um-restaurante-e-vai-tornar-se-cidadao-portugues
, topics=[economia, restauração]
, sections=[economia]
, score=0.000000]