visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 24 mar. 07:08

"Uma Criança como Jake": Um filme sobre a parentalidade

"Uma Criança como Jake": Um filme sobre a parentalidade

A questão da identidade de género numa idade precoce, num filme que aborda, sobretudo, a parentalidade. Uma Criança como Jake está nas salas de cinema

Os filhos deviam vir com manual de instruções. Há quem acredite que vêm mesmo e o procure freneticamente, entre livros e consultas de especialistas, desde a gestação ao primeiro emprego. O inicial ponto de reflexão de Uma Criança como Jake parte dessa postura paternal, típica de alguma classe média nova-iorquina; pais de filho único, que assumem uma postura obsessiva sobre todos os elementos e sinais à volta da criança. Este é, pois, antes de mais, um filme sobre a parentalidade. A persistência desse ângulo é um ponto forte: Jake é o grande assunto mas raramente o vemos; é um protagonista ausente.

Numa segunda camada, o filme fala-nos da questão da identidade de género numa idade extremamente precoce (quatro/cinco anos). A partir desse ângulo, poderá ser visto como um preâmbulo de Girl, filme de Lukas Dhont, estreado em dezembro passado. Mas, aqui, o que se torna mais evidente é mesmo o drama familiar.

Veja o trailer do filme:

Uma Criança como Jake > De Silas Howard, com Claire Danes, Jim Parsons e Octavia Spencer > 92 minutos

NewsItem [
pubDate=2019-03-24 08:08:53.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/visaose7e/ver/2019-03-24-Uma-Crianca-como-Jake-Um-filme-sobre-a-parentalidade
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=174
, contentCount=1
, socialActionCount=5
, slug=2019_03_24_236358429_-uma-crianca-como-jake-um-filme-sobre-a-parentalidade
, topics=[ver]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]