www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 24 mar. 12:00

Dar a entender que Carlos Costa devia ser substituído é muito negativo

Dar a entender que Carlos Costa devia ser substituído é muito negativo

Antigo ministro lamentae que não se tenha debatido a dimensão ética e política da Operação Marquês, na qual está envolvida o ex-primeiro.ministro José Sócrates.

Miguel Poiares Maduro é da opinião que nesta legislatura o papel e a independência das autoridades reguladoras tem vindo a diminuir e aponta como exemplo o Conselho das Finanças Públicas e o Banco de Portugal.

"Acho que a ambiguidade não é positiva, ou seja, nós podemos ter uma avaliação, e como cidadãos e até como agentes políticos mais ou menos positiva do papel do governador do Banco de Portugal, mas temos que distinguir isso claramente de colocar em causa a independência do governador do Banco de Portugal. Portanto, dar a entender que, de alguma forma, o governador poderia ser substituído ou estaria na dependência do sistema político é muito negativo. Dar a entender que o sistema político deve poder substituir o governador do Banco de Portugal, do meu ponto de vista, tem uma consequência sistémica" afirma o antigo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho.

Na Conversa Capital, espaço de entrevista conjunto do Negócios e da Antena 1, o agora diretor da Escola de Governança Transnacional do Instituto Universitário Europeu de Florença, lamenta ainda que em Portugal não se tenha debatido a dimensão política e ética da Operação Marquês, que envolve o antigo primeiro-ministro, José Sócrates.

A entrevista completa a Miguel Poiares Maduro pode ser lida na edição impressa do Negócios de segunda-feira, 25 de março, e estará também disponível online, na versão premium,  destinada a assinantes.

NewsItem [
pubDate=2019-03-24 13:00:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/poiares-maduro-dar-a-entender-que-carlos-costa-devia-ser-substituido-e-muito-negativo
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=228
, contentCount=1
, socialActionCount=2
, slug=2019_03_24_2097375721_poiares-maduro-dar-a-entender-que-carlos-costa-devia-ser-substituido-e-muito-negativo
, topics=[reguladores, conversa capital, miguel poiares maduro, governo, economia, banco de portugal]
, sections=[economia]
, score=0.000000]