observador.ptobservador.pt - 24 mar. 13:42

Cardeal chileno Ezzati acusado de encobrir abusos diz que vai provar a sua inocência

Cardeal chileno Ezzati acusado de encobrir abusos diz que vai provar a sua inocência

O cardeal Ricardo Ezzati, cuja renúncia como arcebispo de Santiago foi aceite pelo papa Francisco, disse que vai provar a sua inocência na justiça chilena, onde é acusado de encobrir abusos sexuais.

O cardeal Ricardo Ezzati, cuja renúncia como arcebispo de Santiago foi aceite no sábado pelo papa Francisco, disse que vai provar a sua inocência na justiça chilena, onde é acusado de encobrir abusos sexuais.

“Estou com a minha cabeça erguida, confiante de que minha inocência será provada”, disse Ezzati, um dos mais influentes e poderosos religiosos da Igreja chilena.

O papa aceitou a renúncia do Ezzati, 77 anos, e nomeou Celestino Años Braco, até agora bispo de Copiapó (norte), que assume o lugar como administrador apostólico.

Ezzati foi interrogado no Chile pelas vítimas de abuso sexual e enfrenta um panorama judicial complexo, acusado de encobrir três casos de abusos cometidos por religiosos.

O cardeal afirmou, em conferência de imprensa, que a crise da Igreja chilena, causada pelos abusos cometidos por membros do clero, tem sido “a maior dor deste tempo”, embora tenha defendido a sua inocência.

Ricardo Ezzati realçou que todas as alegações de abuso que chegaram às suas mãos foram investigadas e destacou a sua colaboração com a Justiça e o Ministério Público.

“Posso dizer com a cabeça erguida, que todas as alegações foram investigadas ou estão sendo investigadas”, disse.

A Procuradoria Nacional do Chile investiga 219 religiosos chilenos em 158 casos de abuso sexual contra 241 vítimas, das quais 123 eram menores na altura dos factos.

Abusos na Igreja

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
NewsItem [
pubDate=2019-03-24 14:42:44.0
, url=https://observador.pt/2019/03/24/cardeal-chileno-ezzati-acusado-de-encobrir-abusos-diz-que-vai-provar-a-sua-inocencia/
, host=observador.pt
, wordCount=297
, contentCount=1
, socialActionCount=2
, slug=2019_03_24_1787038219_cardeal-chileno-ezzati-acusado-de-encobrir-abusos-diz-que-vai-provar-a-sua-inocencia
, topics=[religião, igreja católica, abusos na igreja, sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]